Da Redação   |   05/08/2012 17:24

Brasil celebra quatro anos para os jogos Rio 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (Rio 2016) marcou os quatro anos para o início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, com um evento neste domingo na Casa Brasil, no centro cultural Somerset House.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (Rio 2016) marcou os quatro anos para o início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, com um evento neste domingo na Casa Brasil, no centro cultural Somerset House. Entre os presentes estavam Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Rio 2016; Leonardo Gryner, diretor-geral do Comitê Organizador; e Stephen Urquhart, Presidente da Omega, patrocinador Olímpico mundial e fornecedor do relógio de contagem regressiva para os jogos, que está exposto na Casa Brasil.

A quatro anos da Cerimônia da Abertura, todas as obras de longa duração necessárias para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro já estão em andamento, como a linha 4 do metrô e a renovação do porto. No último ano, foram iniciadas as obras do Parque Olímpico, localizado na região da Barra e que ocupará uma área de 1,18 milhão de metros quadrados, recebendo as disputas de nove esportes. A primeira estaca dos prédios da Vila Olímpica foi fincada no solo, após o período de preparação do terreno, e o projeto do campo de golfe foi escolhido.

Na área de infraestrutura, a linha Transolímpica de Bus Rapid Transit (BRT), o ônibus de trânsito rápido, começou a ser construída em julho, e o financiamento do BRT Transbrasil e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do porto foi assegurado.

Além de ressaltar os avanços da preparação para o Rio 2016, Nuzman mencionou o trabalho que os 152 observadores do Comitê Organizador vêm fazendo nos Jogos Olímpicos Londres 2012: “Com quatro anos para os jogos, continuamos a aprender e nos inspirar aqui e, ao mesmo tempo, estamos fazendo progressos significativos na nossa cidade. Já podemos sentir o poder transformador dos Jogos Rio 2016 de uma forma muito tangível”.

Algumas das transformações já sentidas pela população do Rio de Janeiro ao longo do último ano foram a inauguração do novo Sambódromo (local da largada e da chegada da maratona olímpica e das provas de tiro com arco), já para o Carnaval deste ano, e o início da operação do BRT Transoeste.

O presidente do Comitê Organizador lembrou ainda que daqui a uma semana os olhos do mundo se voltarão para o Rio quando a cidade receber a bandeira Olímpica durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Londres 2012.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias