ABIH, IBH e Sebrae lançam "Pequenos e Notáveis"
Voltado à hotelaria de pequeno porte (até 50 apartamentos), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Nacional, o Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH) e Sebrae,
Voltado à hotelaria de pequeno porte (com até 50 apartamentos), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), o Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH) e o Sebrae, lançaram nesta tarde, em seminário no Hotel Tryp Paulista, em São Paulo, o projeto “Pequenos & Notáveis: programa de qualificação dos pequenos meios de hospedagem”.
Desenvolvido em função dos desafios que a indústria do turismo (especialmente a hoteleira), tem diante da competitividade do mercado, o objetivo do programa é mobilizar e articular empresários, empreendedores e dirigentes, por meio de capacitação e qualificação desses profissionais.
De acordo com o técnico responsável pelo programa e integrante da IBH, Rodrigo Lopes, a abrangência são as 12 capitais que sediarão a Copa do Mundo 2014, mais os 20 destinos que ultrapassam as fronteiras dessas capitais, e os investimentos são da ordem de R$3,5 milhões. “Queremos melhorar a mão de obra dos proprietários e gerentes hoteleiros, sob orientação do Sebrae. Entre as qualificações, estão sustentabilidade, competitividade e qualidade”, explica.
Segundo o presidente da ABIH-SP, Bruno Hideo Omori, a entidade quer promover o crescimento dos pequenos hotéis, que são a maioria no Brasil. “Em São Paulo, por exemplo, 70% da hotelaria é pequena e essa programa visa desenvolver alguns pilares. Por ser bem completo e ter uma ótima estrutura e auxílio aos empreendedores faz com que o mercado fique mais competitivo e assim, melhoramos o destino”, diz.
Sobre o papel do Sebrae na parceria, o gerente de atendimento e fomento, José Bento Desie, explica que no turismo, a entidade é bastante atuante, principalmente em São Paulo. “Temos que pensar em todas as realidades hoteleiras do Brasil e não apenas nas maiores, porque claro, existem diferenças. Nosso foco principal é o empresário e temos presença preponderante de 90% deles no Sebrae, que atua com cerca de 17 projetos de capacitação em São Paulo. Essa ação agrega mais esforços na competição das empresas”, conclui.
Desenvolvido em função dos desafios que a indústria do turismo (especialmente a hoteleira), tem diante da competitividade do mercado, o objetivo do programa é mobilizar e articular empresários, empreendedores e dirigentes, por meio de capacitação e qualificação desses profissionais.
De acordo com o técnico responsável pelo programa e integrante da IBH, Rodrigo Lopes, a abrangência são as 12 capitais que sediarão a Copa do Mundo 2014, mais os 20 destinos que ultrapassam as fronteiras dessas capitais, e os investimentos são da ordem de R$3,5 milhões. “Queremos melhorar a mão de obra dos proprietários e gerentes hoteleiros, sob orientação do Sebrae. Entre as qualificações, estão sustentabilidade, competitividade e qualidade”, explica.
Segundo o presidente da ABIH-SP, Bruno Hideo Omori, a entidade quer promover o crescimento dos pequenos hotéis, que são a maioria no Brasil. “Em São Paulo, por exemplo, 70% da hotelaria é pequena e essa programa visa desenvolver alguns pilares. Por ser bem completo e ter uma ótima estrutura e auxílio aos empreendedores faz com que o mercado fique mais competitivo e assim, melhoramos o destino”, diz.
Sobre o papel do Sebrae na parceria, o gerente de atendimento e fomento, José Bento Desie, explica que no turismo, a entidade é bastante atuante, principalmente em São Paulo. “Temos que pensar em todas as realidades hoteleiras do Brasil e não apenas nas maiores, porque claro, existem diferenças. Nosso foco principal é o empresário e temos presença preponderante de 90% deles no Sebrae, que atua com cerca de 17 projetos de capacitação em São Paulo. Essa ação agrega mais esforços na competição das empresas”, conclui.