Brasileiros participam da terceira edição de feira de turismo na Jordânia
Em 17 de março o presidente Lula estará na Jordânia. Mais um motivo para os brasileiros ficarem antenados com o país de nove mil anos de história. Pequeno em território, o país do antigo reino dos nabateos, em Petra, recebe mais de 3,5 milhões de turistas, responsáveis pelo ingresso de US$ 2,26 bilhões, o que representa 14% da economia local.
Maha Khatib, ministra do Turismo, aponta o setor como gerador de 40 mil empregos diretos e estima em 120 mil os indiretos, 10% da força de trabalho total. Para mais bem receber os visitantes, várias medidas estão sendo tomadas, principalmente em Petra, para preservar o local arqueológico e mesmo assim dar mais conforto ao turista. Sem transformar Petra em mais uma “Disneylândia”, mas organizando para impedir o caos, como afirma Maha Khatib.
Uma das medidas será a instituição de bilhetes com tarifas fixas para passeios de camelo, transporte de charrete, aluguel de cavalos, acabando com as longas negociações com os locais que oferecem serviços.
O moderno aeroporto em construção está com previsão de ser inaugurado em 2012. No Mar Morto acaba de ser aberto o Holiday Inn e está prevista a abertura do complexo Crowne Plaza Dead Sea ainda este ano. A Jordânia conta com 22.880 quartos de hotel, sendo 6.173 na categoria cinco estrelas, 2.607 de quatro e 3.386 de três estrelas.
Veja o álbum de fotos.
PANROTAS / Emerson Souza
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Muhannad Mabrouk, da Abercrombie & Kent, com as irmãs Tania e
Patrícia, da Colombo Turismo (Belém do Para), no jantar de abertura
PANROTAS / Emerson Souza
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Animação na festa de abertura, com direito até a gaita de fole,
resquício da influência britânica na região
PANROTAS / Emerson Souza
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Bruno Huber, gerente geral na Jordânia da cadeia Mövenpick,
atendendo Eduardo Saboya, da Time for Travel, de São Paulo
PANROTAS / Emerson Souza
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Malia Asfour e o guia Mahmoud, no calor da festa no acampamento
do deserto
PANROTAS / Emerson Souza
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O engenheiro Rustom Mkhjian, da Baptism Site Commission, mostrando
o local onde Jesus foi batizado, no rio Jordão
PANROTAS / Emerson Souza
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Ibrahim Osta, do Jordan Tourism Developmente Project II -
Siyaha, e Malia Asfour, diretora do JTBNA para as Américas
PANROTAS / Emerson Souza
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O casal Stella e Floriano Menezes (BMP Turismo) trocando ideias
com Albert M. Herrera, vice-presidente da Virtuoso - Specialists in the Art
of Travel
PANROTAS / Emerson Souza
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Hatel K. Aloul (Movenpick), Maraisa Stanicia, Monia Leles (Fun Tour Viagens e Turismo - São Paulo) e Mahmoud Yousef, guia em espanhol
PANROTAS / Emerson Souza
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Carlos Eduardo França e Cid Sicoli, da Staff One Tour Operators (Rio
de Janeiro) em altas negociações no Jordan Travel Mart
PANROTAS / Emerson Souza
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Roberto Nedelciu, da Raidho, inebriado com os perfumes dos sais
que ganhou no estande da Marriott
PANROTAS / Emerson Souza
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Carnes e legumes assam durante quatro horas dentro da areia, sobre brasas enterradas
PANROTAS / Emerson Souza
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No jantar de abertura oferecido pelo Marriott, Mahfouz Kischek e Anwar Atalla, do Marketing Jordan Tourism Board, explicam novas estratégias para os brasileiros
PANROTAS / Emerson Souza
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Maha Khatib, ministra do Turismo e Antiguidades, afirmando que
o turismo é um dos componentes mais importantes para o país, representando 14% da economia
PANROTAS / Emerson Souza
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Os cariocas da Staff One não perderam nem um minuto de negociação