Maria Izabel Reigada   |   28/10/2013 09:14

Parque da Tijuca é o melhor do mundo para caminhadas

Com quase 200 quilômetros de trilhas abertas e sinalizadas, o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi eleito o melhor lugar para caminhadas em área urbana em todo o planeta.

Com quase 200 quilômetros de trilhas abertas e sinalizadas, o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi eleito o melhor lugar para caminhadas em área urbana em todo o planeta. A votação foi feita pelos editores internacionais do Lonely Planet, que colocaram o Parque da Tijuca em primeiro lugar, à frente de parques de Londres, da Cidade do Cabo, de Sydney e de Vancouver que, respectivamente, ocupam as cinco primeiras colocações.

"O prêmio é um reconhecimento ao parque como um local privilegiado em uma cidade inigualável e também um reconhecimento aos funcionários e voluntários que fazem a sinalização e manutenção das trilhas para garantir a segurança e o lazer dos visitantes", disse o chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Castro. O Parque Nacional da Tijuca é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Melhorias
"O parque está passando por muitas melhorias, como a construção do complexo Paineiras, centro de visitantes com exposição educativa, restaurantes, banheiros, estacionamentos e lojas de suvenires no acesso ao Morro do Corcovado e à Trilha Transcarioca, que ligará vários parques, cruzando toda a cidade”, conta Castro, ressaltando que há 30 quilômetros de trilhas, ligando o Alto da Boa Vista ao Corcovado.

Sobre a segurança do parque, ele declarou que, com as medidas de vigilância adotadas, as ocorrências diminuíram. "Os acessos oficiais são controlados por vigilantes e agentes do ICMBio e as trilhas patrulhadas com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. Apesar de ser um parque nacional, ele não está isolado do contexto da metrópole em que está inserido”, completou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados