Para Colômbia, segurança é hoje uma qualidade do país
O crescimento no número de turistas estrangeiros na Colômbia nunca foi tão representativo. Em 2010, cerca de 1.474.884 visitantes estiveram no país, o que significa um aumento de 8,6% em relação a 2009.
BOGOTÁ - O crescimento no número de turistas estrangeiros na Colômbia nunca foi tão representativo. Em 2010, cerca de 1.474.884 visitantes estiveram no país, o que significa um aumento de 8,6% em relação a 2009. A presença dos brasileiros representou no ano passado 39% de crescimento – cerca de 60 mil viajantes.
Para ratificar os números, a Tam lançou, em dezembro do ano passado a rota, sem escalas, Guarulhos-Bogotá-São Paulo. O percurso é operado diariamente com o A-320.
“Esses números são resultados de campanhas que vimos promovendo ao longo dos anos. O ex-presidente Alvaro Uribe também contribuiu para isso. Ele converteu o turismo em uma política. Antes, não havia um departamento só de Turismo”, explicou a gerente de Turismo de Férias da Proexport Colômbia, Zully Salazar Fuentes.
O principal obstáculo da presença de turistas antes de o país ser comandado por Uribe era, segundo ela, a falta segurança. Dada a sua política contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Farcs, o ex-presidente teve um grande índice de aprovação dos colombianos, e, consequentemente, viu o crescimento do turismo.
Segundo Zully, não havia oferta de Bogotá como destino turístico. Executivos viajavam até a capital da Colômbia, mas não dormiam nem uma noite por insegurança. Para combater o medo das pessoas em visitarem o país, uma das ações de sucesso foi El riesgo es que te quiera quedar (em português, "O perigo é você querer ficar"). Uma campanha curiosa pelo fato de focar na principal deficiência da Colômbia.
“É uma promoção atrevida, mas tínhamos de trazer turistas para conhecer a nossa história, a cultura e a arte dos colombianos. A ideia é que a pessoa venha e replique para outras. E deu resultado”, completa a gerente da Proexport.
O slogan, Colômbia es pasion (em português, "Colômbia é paixão"), também está obtendo sucesso. “Não é gratuito, é um trabalho muito forte, de governo, ministro e profissionais do turismo. E a Proexport é um ponto importante de relação”, explicou o gerente da Tam na Colômbia, Wilson Costa.
A principal oferta é a costa do Caribe e os destinos mais procurados são os municípios de Cartagena, Santa Marta e San Andrés. “Penso que é necessário explorar outros segmentos para os brasileiros porque temos muitas praias bonitas no nosso País”, sugeriu Costa, que é brasileiro e "vive na terra de Shakira e Uribe (e não de Juan Pablo Escobar, principal personagem dos cartéis) há nove anos".
Para ratificar os números, a Tam lançou, em dezembro do ano passado a rota, sem escalas, Guarulhos-Bogotá-São Paulo. O percurso é operado diariamente com o A-320.
“Esses números são resultados de campanhas que vimos promovendo ao longo dos anos. O ex-presidente Alvaro Uribe também contribuiu para isso. Ele converteu o turismo em uma política. Antes, não havia um departamento só de Turismo”, explicou a gerente de Turismo de Férias da Proexport Colômbia, Zully Salazar Fuentes.
O principal obstáculo da presença de turistas antes de o país ser comandado por Uribe era, segundo ela, a falta segurança. Dada a sua política contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Farcs, o ex-presidente teve um grande índice de aprovação dos colombianos, e, consequentemente, viu o crescimento do turismo.
Segundo Zully, não havia oferta de Bogotá como destino turístico. Executivos viajavam até a capital da Colômbia, mas não dormiam nem uma noite por insegurança. Para combater o medo das pessoas em visitarem o país, uma das ações de sucesso foi El riesgo es que te quiera quedar (em português, "O perigo é você querer ficar"). Uma campanha curiosa pelo fato de focar na principal deficiência da Colômbia.
“É uma promoção atrevida, mas tínhamos de trazer turistas para conhecer a nossa história, a cultura e a arte dos colombianos. A ideia é que a pessoa venha e replique para outras. E deu resultado”, completa a gerente da Proexport.
O slogan, Colômbia es pasion (em português, "Colômbia é paixão"), também está obtendo sucesso. “Não é gratuito, é um trabalho muito forte, de governo, ministro e profissionais do turismo. E a Proexport é um ponto importante de relação”, explicou o gerente da Tam na Colômbia, Wilson Costa.
A principal oferta é a costa do Caribe e os destinos mais procurados são os municípios de Cartagena, Santa Marta e San Andrés. “Penso que é necessário explorar outros segmentos para os brasileiros porque temos muitas praias bonitas no nosso País”, sugeriu Costa, que é brasileiro e "vive na terra de Shakira e Uribe (e não de Juan Pablo Escobar, principal personagem dos cartéis) há nove anos".
*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Tam, Proexport Colômbia e Hotel Sofitel