Maranhão lançará Plano Maior 2020 durante Abav
O Plano Estratégico de Turismo do Estado do Maranhão, conhecido como Plano Maior, terá sua segunda edição lançada no dia 19, às 16h, no estande do destino durante a Feira das Américas.
O Plano Estratégico de Turismo do Estado do Maranhão, conhecido como Plano Maior, terá a segunda edição lançada no dia 19 (quarta-feira), às 16h, durante a Feira das Américas - Abav 2011, nas salas 204 A e 204 B do Pavilhão 5. A primeira versão do projeto foi inicialmente elaborada em 1997, durante o governo Roseana Sarney, e tinha como objetivo traçar os planos gerais do Estado para o período de 2000 a 2010.
A iniciativa, entretanto, foi encerrada três anos depois por conta da “mudança do governo estadual e falta de sintonia entre o setor privado”, afirma a diretora da Chias Marketing, Patrícia Servilha, empresa responsável pela promoção das duas edições do plano.
“Para elaborar o Plano Maior 2020, visitamos 68 municípios com potencial turístico indicados pelo Estado e realizamos análises e pesquisa com a população local, turistas e cerca de 50 operadoras”, diz Patrícia. O trabalho foi realizado por 11 pessoas, em conjunto com as secretarias de Turismo de Estado e das cidades, durante dez meses.
METAS
Na primeira edição, o objetivo do Plano Maior, cujo investimento foi de R$ 180 milhões, era trazer 1,5 milhão de turistas por ano ao Estado até 2010. Mesmo interrompida em 2003, a ação superou as expectativas e levou, já em 2009, 1,7 milhão.
Para o Plano Maior 2020 – no qual o orçamento, somente no primeiro ano, terá R$ 50 milhões –, a primeira meta é levar 2,6 milhões de turistas por ano. Uma verba de R$ 40 milhões, proveniente do Prodetur, será destinada para utilização unicamente na capital São Luís.
“É importante ressaltar que os valores para o plano atual não são estimativas. Já passaram pelos trâmites legais e serão aplicadas no destino”, destaca Patrícia.
MARKETING
Uma ação integrada com divulgação do Plano Maior será realizada em 11 Estados e em países da Américas do Sul e do Norte, além de Portugal, da França, da Alemanha e da Itália.
“Durante a Abav, vamos apresentar novos roteiros, capacitação do trade local, os investimentos em infraestrutura e o desenvolvimento de organização e gestão para o turismo”, concluiu ela.
A iniciativa, entretanto, foi encerrada três anos depois por conta da “mudança do governo estadual e falta de sintonia entre o setor privado”, afirma a diretora da Chias Marketing, Patrícia Servilha, empresa responsável pela promoção das duas edições do plano.
“Para elaborar o Plano Maior 2020, visitamos 68 municípios com potencial turístico indicados pelo Estado e realizamos análises e pesquisa com a população local, turistas e cerca de 50 operadoras”, diz Patrícia. O trabalho foi realizado por 11 pessoas, em conjunto com as secretarias de Turismo de Estado e das cidades, durante dez meses.
METAS
Na primeira edição, o objetivo do Plano Maior, cujo investimento foi de R$ 180 milhões, era trazer 1,5 milhão de turistas por ano ao Estado até 2010. Mesmo interrompida em 2003, a ação superou as expectativas e levou, já em 2009, 1,7 milhão.
Para o Plano Maior 2020 – no qual o orçamento, somente no primeiro ano, terá R$ 50 milhões –, a primeira meta é levar 2,6 milhões de turistas por ano. Uma verba de R$ 40 milhões, proveniente do Prodetur, será destinada para utilização unicamente na capital São Luís.
“É importante ressaltar que os valores para o plano atual não são estimativas. Já passaram pelos trâmites legais e serão aplicadas no destino”, destaca Patrícia.
MARKETING
Uma ação integrada com divulgação do Plano Maior será realizada em 11 Estados e em países da Américas do Sul e do Norte, além de Portugal, da França, da Alemanha e da Itália.
“Durante a Abav, vamos apresentar novos roteiros, capacitação do trade local, os investimentos em infraestrutura e o desenvolvimento de organização e gestão para o turismo”, concluiu ela.