Em 5/4, vistos para os EUA só com novo formulário
O chefe da Seção Consular do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, David Meron, informou hoje durante visita da imprensa às instalações do órgão na capital paulista, que a partir de 5 de abril o formulário DS-160 será obrigatório para solicitar o visto
O chefe da Seção Consular do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, David Meron, informou hoje durante visita da imprensa às instalações do órgão na capital paulista, que a partir de 5 de abril o formulário DS-160, implementado recentemente pelo Departamento de Estado norte-americano, passa a ser obrigatório para solicitação de vistos para visitas ao país.
Segundo Meron, o formulário substitui os que eram usados anteriormente – DS-156, 157 e 158 – e é totalmente eletrônico. “Esperamos reduzir entre 20 e 40 minutos o tempo gasto na análise e obtenção de vistos”, diz o executivo, que convidou jornalistas para conhecer o processo para emissão de vistos, que emprega cerca de 50 colaboradores. Hoje, o solicitante gasta cerca de duas horas em média a partir da entrada no consulado.
David Meron esclarece ainda que, em um primeiro momento, as vagas agendadas serão diminuídas em 40% para evitar que uma eventual dificuldade no ajuste ao novo sistema evite o não cumprimento dos compromissos. “Isso poderá seguir durante todo o mês de abril, mas se virmos que está funcionando bem, abriremos vagas imediatamente, ainda antes do prazo previsto”, garantiu.
O chefe da Seção Consular fez ainda questão de ressaltar a baixa taxa de reprovação, hoje em torno de 5% e 6%. “A percepção é de que há muito mais negativas, mas isso não é verdade, por isso fazer questão de evidenciar esses números.”
De acordo com ele, o objetivo do setor é sempre melhor o atendimento e agilizar os processos. “Agora estamos trabalhando para que o pagamento da taxa que precisa ser feito no Citybank possa ser realizado on-line. A mesma negociação estamos fazendo com os Correios, tudo para facilitar a vida do solicitante brasileiro”, conclui.
Segundo Meron, o formulário substitui os que eram usados anteriormente – DS-156, 157 e 158 – e é totalmente eletrônico. “Esperamos reduzir entre 20 e 40 minutos o tempo gasto na análise e obtenção de vistos”, diz o executivo, que convidou jornalistas para conhecer o processo para emissão de vistos, que emprega cerca de 50 colaboradores. Hoje, o solicitante gasta cerca de duas horas em média a partir da entrada no consulado.
David Meron esclarece ainda que, em um primeiro momento, as vagas agendadas serão diminuídas em 40% para evitar que uma eventual dificuldade no ajuste ao novo sistema evite o não cumprimento dos compromissos. “Isso poderá seguir durante todo o mês de abril, mas se virmos que está funcionando bem, abriremos vagas imediatamente, ainda antes do prazo previsto”, garantiu.
O chefe da Seção Consular fez ainda questão de ressaltar a baixa taxa de reprovação, hoje em torno de 5% e 6%. “A percepção é de que há muito mais negativas, mas isso não é verdade, por isso fazer questão de evidenciar esses números.”
De acordo com ele, o objetivo do setor é sempre melhor o atendimento e agilizar os processos. “Agora estamos trabalhando para que o pagamento da taxa que precisa ser feito no Citybank possa ser realizado on-line. A mesma negociação estamos fazendo com os Correios, tudo para facilitar a vida do solicitante brasileiro”, conclui.