Maria Izabel Reigada   |   25/09/2013 09:15

Cuba comemora expansão do turismo doméstico

Desde que as restrições à utilização da infraestrturura turística pelos cubanos em Cuba foram banidas, em 2008, o número de cidadãos cubanos hospedados em hotéis da ilha teve seu recorde neste ano. Entre janeiro e julho, segundo o Ministério de Turismo

Desde que as restrições à utilização da infraestrturura turística pelos cubanos em Cuba foram banidas, em 2008, o número de cidadãos cubanos hospedados em hotéis da ilha teve seu recorde neste ano. Entre janeiro e julho, segundo o Ministério de Turismo de Cuba, foram 339.470 cidadãos cubanos hospedando-se em hotéis e resorts da ilha, antes ocupados exclusivamente por turistas estrangeiros. O número representa aumento de 13,9% em relação ao mesmo período do ano passado. “Estou confidante nas mudanças recentemente realizadas no modelo econômico nacional para estimular o mercado doméstico”, disse José Manuel Bisbe, executivo do Ministério de Turismo de Cuba.

A maioria dos cubanos que viaja pelo país é formada por artistas, atletas e cidadãos com família no Exterior, que enviam dólares para a ilha, uma vez que os preços da infraestrutura turística desenvolvida para estrangeiros em Cuba é bastante alto para o cidadão cubano médio, graças à política de duas moedas – os pesos cubanos e os pesos conversíveis, estes últimos utilizados pelos turistas internacionais. A expecativa do Ministério do Turismo de Cuba é de que chegue a 725 mil o número de cubano em hotéis neste ano, 100 mil hóspedes a mais que em 2012. Em relação ao turismo internacional, a expectativa é de que o ano termine com três milhões de turistas estrangeiros tendo visitado a ilha.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados