Cidade do exagero, Itu (SP) quer repaginar identidade
Conhecido historicamente pelo conceito do exagero, o município de Itu, no interior paulista, pretende iniciar um processo de repaginação de identidade
Conhecido historicamente pelo conceito do exagero, o município de Itu, no interior paulista, pretende iniciar um processo de repaginação de identidade. O objetivo é atrair turistas em função do conjunto histórico-cultural da cidade, que, entre outros atrativos, possui mais de 50 igrejas e fazendas de época nas áreas urbana e rural.
O primeiro passo será dado a partir de 2 de fevereiro, data de comemoração dos 400 anos do município. O dia foi o escolhido pela Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu (Prótur), formada pelo empresariado local, para colocar em prática as primeiras ações do Plano de Desenvolvimento do Turismo (PDT), estudo feito pela empresa Agere que diagnosticou o potencial turístico da cidade.
Com o roteiro “Itu pelas Igrejas”, o Prótur vai inaugurar uma série de outros roteiros a serem colocados em prática até maio, que evidenciarão praças, museus, parques, artesanato, culinária e as tradições da vida rural.
“Não pretendemos criar nada, apenas aproveitar as riquezas histórico-culturais já existentes. Queremos mudar o destino de Itu e estamos empenhados de corpo e alma nesta empreitada”, afirma o presidente da Prótur, Hélio Tomba Júnior, que há 20 anos é agente de viagens na cidade.
De acordo com o PDT, 68% dos turistas que visitam Itu permanecem apenas um dia na cidade. “Eles vêm, tiram foto do orelhão gigante e vão embora”, conta Júnior. Com os novos roteiros, todos monitorados por guias treinados, o Prótur pretende aumentar a estada destes visitantes.
No total, o PDT prevê investimentos de R$ 2 milhões e espera incremento anual de até 15% no número de turistas. Outras informações podem ser obtidas no site www.proturitu.com.br.
O primeiro passo será dado a partir de 2 de fevereiro, data de comemoração dos 400 anos do município. O dia foi o escolhido pela Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu (Prótur), formada pelo empresariado local, para colocar em prática as primeiras ações do Plano de Desenvolvimento do Turismo (PDT), estudo feito pela empresa Agere que diagnosticou o potencial turístico da cidade.
Com o roteiro “Itu pelas Igrejas”, o Prótur vai inaugurar uma série de outros roteiros a serem colocados em prática até maio, que evidenciarão praças, museus, parques, artesanato, culinária e as tradições da vida rural.
“Não pretendemos criar nada, apenas aproveitar as riquezas histórico-culturais já existentes. Queremos mudar o destino de Itu e estamos empenhados de corpo e alma nesta empreitada”, afirma o presidente da Prótur, Hélio Tomba Júnior, que há 20 anos é agente de viagens na cidade.
De acordo com o PDT, 68% dos turistas que visitam Itu permanecem apenas um dia na cidade. “Eles vêm, tiram foto do orelhão gigante e vão embora”, conta Júnior. Com os novos roteiros, todos monitorados por guias treinados, o Prótur pretende aumentar a estada destes visitantes.
No total, o PDT prevê investimentos de R$ 2 milhões e espera incremento anual de até 15% no número de turistas. Outras informações podem ser obtidas no site www.proturitu.com.br.