Maria Izabel Reigada   |   12/09/2012 14:22

Ásia lidera aumento de chegadas internacionais no ano

A Organização Mundial do Turismo (OMT) confirmou que o número de turistas internacionais neste ano deve mesmo chegar à marca de um bilhão, conforme anunciado em suas previsões para 2012, em janeiro.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) confirmou que o número de turistas internacionais neste ano deve mesmo chegar à marca de um bilhão, conforme anunciado em suas previsões para 2012, em janeiro. No primeiro semestre, as chegadas de turistas internacionais somaram 467 milhões, número 5% superior ao registrado no mesmo período de 2011. No ano passado, as chegadas internacionais totalizaram 990 milhões, segundo dado atualizado pela OMT, que primeiramente divulgou o resultado de 980 milhões.

Segundo a OMT, as chegadas internacionais cresceram em todas as regiões no primeiro semestre. O maior percentual foi registrado na Ásia e Pacífico, com 8%, seguida pela África, com 7%. As Américas tiveram crescimento de 5%, sendo que na subdivisão regional a América Central foi a principal responsável pela alta, recebendo 7% mais visitantes estrangeiros no primeiro semestre deste ano. Na América do Sul, o índice foi de 6%. Na Europa, o aumento nas chegadas internacionais foi de 4%.

Em relação aos principais destinos emissores de turistas, o primeiro semestre do ano foi marcado pelo forte crescimento das viagens internacionais de chineses (30%), seguidos pelos russos (15%). Estados Unidos (9%), Alemanha (6%) e Canadá (6%) também registraram representativos aumentos no envio de turistas internacionais.

“Nestes tempos de incerteza econômica, o turismo é um dos poucos setores econômicos do mundo que mantém crescimento firme, contribuindo ao progresso econômico tanto nos países em desenvolvimento quanto nos países desenvolvidos”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, na inauguração do Fórum Mundial sobre Economia do Turismo, que ocorre em Macau.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados