"Cruzeiros no País estão andando pra trás", diz Amaral
A atual temporada de verão de cruzeiros marítimos na costa brasileira e em cidades sul-africanas conta com 15 navios, mas uma oferta de leitos 15% inferior à anterior. Para 2013/2014, segundo a Abremar, a oferta vai diminuir ainda mais, com 17% menos leitos.
A atual temporada de verão de cruzeiros marítimos na costa brasileira e em cidades sul-americanas conta com 15 navios, mas uma oferta de leitos 15% inferior à anterior. Para 2013/2014, segundo a Abremar, a oferta vai diminuir ainda mais, com 17% menos leitos.
“O Brasil tem recebido marcas de qualidade e cresceu muito nos últimos anos, mas agora está andando para trás", diz Ricardo Amaral, presidente da associação.
Apesar da grande demanda e dos produtos cada vez melhores, incluindo lançamentos de meganavios, as companhias ressaltam que os altos custos de operação e os impostos praticados no País fazem com que os roteiros estrangeiros sejam mais interessantes para as empresas. Tanto vizinhos, como Buenos Aires, com crescimento de 27% na temporada, como distantes, como Dubai, Austrália e países da Ásia.
Além disso, o custo para a circulação dos cruzeiros no Brasil, segundo a Abremar, ainda pode ficar até 35% mais caro para as operadoras. “Isso pode ser repassado ao cliente. Se o custo é elevado, acaba passando para o preço", afirma.
Para ele, "todos perdem." "A geração de emprego cai e a movimentação da economia nas escalas também".
“O Brasil tem recebido marcas de qualidade e cresceu muito nos últimos anos, mas agora está andando para trás", diz Ricardo Amaral, presidente da associação.
Apesar da grande demanda e dos produtos cada vez melhores, incluindo lançamentos de meganavios, as companhias ressaltam que os altos custos de operação e os impostos praticados no País fazem com que os roteiros estrangeiros sejam mais interessantes para as empresas. Tanto vizinhos, como Buenos Aires, com crescimento de 27% na temporada, como distantes, como Dubai, Austrália e países da Ásia.
Além disso, o custo para a circulação dos cruzeiros no Brasil, segundo a Abremar, ainda pode ficar até 35% mais caro para as operadoras. “Isso pode ser repassado ao cliente. Se o custo é elevado, acaba passando para o preço", afirma.
Para ele, "todos perdem." "A geração de emprego cai e a movimentação da economia nas escalas também".