No Brasil, CEO explica nova fase competitiva da Alitalia
Silvano Cassano, novo CEO da Alitalia, na nova fase pós-compra de 49% pela Etihad, escolheu o Brasil para sua primeira viagem internacional como líder da nova Alitalia. Hoje à tarde, recebeu a reportagem do Portal PANROTAS para uma entrevista exclusiva
Silvano Cassano, novo CEO da Alitalia, na nova fase pós-compra de 49% pela Etihad, escolheu o Brasil para sua primeira viagem internacional como líder da nova Alitalia. Hoje à tarde, recebeu a reportagem da PANROTAS para uma entrevista exclusiva, em que comenta os investimentos que virão, os planos para a América Latina e o resto do planeta, concorrência na Europa e as parcerias com Air France-KLM, Air Berlin e, claro, a Etihad.
“Temos compromisso de longo prazo com o Brasil e faço a promessa de que não deixaremos ninguém tirar da Alitalia a liderança no transporte de passageiros daqui para a Itália”, disse. No ano passado, a Alitalia transportou 330 mil passageiros de/para o Brasil e no primeiro bimestre de 2015 o share da empresa subiu de 23,8% para 24,7%. “Temos crescido dois dígitos e agora temos recursos para competir e investir em melhorias. Tivemos que reduzir tarifas nesse começo de ano por causa do câmbio, e mantivemos nossa liderança”.
Cassano disse também que estuda aumentar a capacidade para o Brasil a partir do final do ano, pois acredita que a declaração do ano Jubileu pelo papa Francisco vai atrair mais brasileiros católicos a Roma. O Ano Santo Jubilar da Misericórdia terá início com a abertura da Porta Santa na Basílica de S. Pedro em 8 de dezembro de 2015 (essa porta só é aberta em anos declarados Jubileu), dia de Nossa Senhora da Conceição, e será encerrado em 20 de novembro de 2016, na chamada Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Hoje a Alitalia tem um voo diário São Paulo-Roma (que dependendo da temporada chega a nove por semana) e outro Rio-Roma. A Alitalia voltou a estudar também a operação em Milão, a partir do Brasil.
Ainda na América do Sul, a Alitalia voa para Buenos Aires e Caracas e deve abrir em breve ligações com Bogotá e Santiago.
NOVA ALITALIA
Sobre os novos investimentos, o CEO da companhia italiana disse que a meta é transformar a Alitalia de empresa três estrelas para cinco estrelas. Os investimentos terão duas frentes: o elemento passional que a companhia desperta (e isso inclui capacitação de funcionários, design, elegância, produtos sofisticados e também uma nova logomarca, a ser lançada em julho) e tecnologia (que abrange frota, canais de distribuição, conectividade para os passageiros, entre outros itens).
Serão investidos 330 milhões em frota, incluindo a chegada de novos A330 e 777 para o longo curso, uma das grandes apostas da Alitalia, e o upgrade nas cabines da frota atual. Além dos voos para a América Latina, a empresa anuncia ligações diretas próprias de Roma e/ou Milão ao Japão, China e Coreia do Sul e o acesso a toda a Ásia com a parceria com a Etihad, via o hub de Abu Dhabi. Veneza, Roma e Milão ganharão voos para Abu Dhabi este ano, Bolonha em 2016 e a Catânia em 2017. "A palavra chave é conectividade", disse o CEO.
O total de investimentos, em três anos, chega a 700 milhões de euros na companhia.
A entrevista completa com Silvano Cassano e com seu CCO, Ariodante Valeri, você lê na próxima edição do Jornal PANROTAS, especial para o Fórum PANROTAS.
Em tempo: A Etihad comprou 49% da nova Alitalia (Alitalia SAI), pelo qual pagou 387,5 milhões de euros. Os demais 51% são da Alitalia CAI, por meio da MidCo. Silvano Cassano já liderou empresas como a Grandi Navi Veloci, já foi CEO do Benetton Group e da Fiat Auto Financial e vice-presidente de Operações Europeias da Hertz.
Veja mais fotos da visita do CEO da Alitalia no álbum abaixo.
“Temos compromisso de longo prazo com o Brasil e faço a promessa de que não deixaremos ninguém tirar da Alitalia a liderança no transporte de passageiros daqui para a Itália”, disse. No ano passado, a Alitalia transportou 330 mil passageiros de/para o Brasil e no primeiro bimestre de 2015 o share da empresa subiu de 23,8% para 24,7%. “Temos crescido dois dígitos e agora temos recursos para competir e investir em melhorias. Tivemos que reduzir tarifas nesse começo de ano por causa do câmbio, e mantivemos nossa liderança”.
Cassano disse também que estuda aumentar a capacidade para o Brasil a partir do final do ano, pois acredita que a declaração do ano Jubileu pelo papa Francisco vai atrair mais brasileiros católicos a Roma. O Ano Santo Jubilar da Misericórdia terá início com a abertura da Porta Santa na Basílica de S. Pedro em 8 de dezembro de 2015 (essa porta só é aberta em anos declarados Jubileu), dia de Nossa Senhora da Conceição, e será encerrado em 20 de novembro de 2016, na chamada Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Hoje a Alitalia tem um voo diário São Paulo-Roma (que dependendo da temporada chega a nove por semana) e outro Rio-Roma. A Alitalia voltou a estudar também a operação em Milão, a partir do Brasil.
Ainda na América do Sul, a Alitalia voa para Buenos Aires e Caracas e deve abrir em breve ligações com Bogotá e Santiago.
NOVA ALITALIA
Sobre os novos investimentos, o CEO da companhia italiana disse que a meta é transformar a Alitalia de empresa três estrelas para cinco estrelas. Os investimentos terão duas frentes: o elemento passional que a companhia desperta (e isso inclui capacitação de funcionários, design, elegância, produtos sofisticados e também uma nova logomarca, a ser lançada em julho) e tecnologia (que abrange frota, canais de distribuição, conectividade para os passageiros, entre outros itens).
Serão investidos 330 milhões em frota, incluindo a chegada de novos A330 e 777 para o longo curso, uma das grandes apostas da Alitalia, e o upgrade nas cabines da frota atual. Além dos voos para a América Latina, a empresa anuncia ligações diretas próprias de Roma e/ou Milão ao Japão, China e Coreia do Sul e o acesso a toda a Ásia com a parceria com a Etihad, via o hub de Abu Dhabi. Veneza, Roma e Milão ganharão voos para Abu Dhabi este ano, Bolonha em 2016 e a Catânia em 2017. "A palavra chave é conectividade", disse o CEO.
O total de investimentos, em três anos, chega a 700 milhões de euros na companhia.
A entrevista completa com Silvano Cassano e com seu CCO, Ariodante Valeri, você lê na próxima edição do Jornal PANROTAS, especial para o Fórum PANROTAS.
Em tempo: A Etihad comprou 49% da nova Alitalia (Alitalia SAI), pelo qual pagou 387,5 milhões de euros. Os demais 51% são da Alitalia CAI, por meio da MidCo. Silvano Cassano já liderou empresas como a Grandi Navi Veloci, já foi CEO do Benetton Group e da Fiat Auto Financial e vice-presidente de Operações Europeias da Hertz.
Veja mais fotos da visita do CEO da Alitalia no álbum abaixo.