Gabriel Guirão   |   13/08/2010 17:24

Tam e Lan anunciam fusão e criam Latam

A Tam e a Lan anunciaram hoje uma fusão com a Lan. Veja abaixo a nota enviada pela Tam.

De acordo com o comunicado enviado pela companhia aérea chilena Lan, a empresa e a Tam têm a intenção de se associarem, o que criaria uma das companhias líderes no mercado mundial, a Latam Airline Group. No entanto, Tam e Lan continuariam operando separadamente, com suas matrizes e diretorias inalteradas.

O processo está sujeito à assinatura de um acordo definitivo em condições satisfatórias entre as companhias aéreas, incluindo aprovações corporativas e dos acionistas, e as autoridades locais.

Como parte deste acordo, a Lan Airlines SA passaria a ser denominada como Latam Airlines Group SA, e atuaria como sociedade matriz que coordenará as atividades de todas as companhias do grupo. Aos acionistas da Tam foram oferecidos 0,90 ações ordinárias da Latam para cada ação da Tam. A Latam, por sua vez, manteria as ações listadas na Bolsa de Valores de Santiago e na Bolsa de Nova York.

A Tam continuaria operando como companhia brasileira, com sua própria estrutura.

Resta saber em qual aliança a nova companhia aérea entraria: One World (Lan) ou Star Alliance (Tam), com preferência para última.

O site da companhia já foi criado: www.latamairlines.com.

Tópicos relacionados