SDU tem plenas condições opeacionais, diz Infraero
A Infraero desmentiu especulações feitas pela grande imprensa sobra uma possível falta de condições para operações no aeroporto Santos Dumont.
A Infraero desmentiu especulações feitas pela grande imprensa sobre uma possível falta de condições para operações no aeroporto Santos Dumont (RJ), que recentemente foi liberado para voos além da ponte-aérea Rio-São Paulo. “O Aeroporto Santos Dumont apresenta todas as condições operacionais e de segurança. Só este ano foram realizados mais de 24 mil pousos e decolagens sem qualquer ocorrência relacionada à falta de infraestrutura ou de segurança no aeroporto. Após a liberação dos voos, desde o dia 20 de março até esta sexta-feira (29/5), 6.430 movimentos entre pousos e decolagens ocorreram no aeroporto sem qualquer incidente”, diz a Infraero em comunicado.
Atualmente, em horário de pico, o Santos Dumont chega a receber até 19 movimentos por hora, sendo que foram autorizados 23 pela Anac.
A estatal garante que o coeficiente de atrito da pista de pouso é bem mais seguro que os níveis considerados aceitáveis na resolução nº 88 da Anac, e que a estatal realiza essas medições a cada 15 dias, acima do tempo exigido, que é a cada três meses.
A Infraero não confirma os prazos para entrega das obras das pistas informados à imprensa pelo Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas). Segundo a empresa que administra o aeroporto, a obra da pista auxiliar iniciou-se em 26 de maio de 2009, com o prazo de 60 dias para ser concluída. “Na sequência, ou seja, após o termino de recuperação da camada de revestimento da pista auxiliar, será iniciada a obra da pista principal, cuja licitação já foi realizada e a empresa contratada”, explica a Infraero. “Com relação aos prazos para a recuperação do pátio, entre a licitação para contratação da execução do projeto e licitação para contratação e execução da obra, serão aproximadamente 16 meses, mantendo os índices de segurança operacional”, acrescenta.
Atualmente, em horário de pico, o Santos Dumont chega a receber até 19 movimentos por hora, sendo que foram autorizados 23 pela Anac.
A estatal garante que o coeficiente de atrito da pista de pouso é bem mais seguro que os níveis considerados aceitáveis na resolução nº 88 da Anac, e que a estatal realiza essas medições a cada 15 dias, acima do tempo exigido, que é a cada três meses.
A Infraero não confirma os prazos para entrega das obras das pistas informados à imprensa pelo Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas). Segundo a empresa que administra o aeroporto, a obra da pista auxiliar iniciou-se em 26 de maio de 2009, com o prazo de 60 dias para ser concluída. “Na sequência, ou seja, após o termino de recuperação da camada de revestimento da pista auxiliar, será iniciada a obra da pista principal, cuja licitação já foi realizada e a empresa contratada”, explica a Infraero. “Com relação aos prazos para a recuperação do pátio, entre a licitação para contratação da execução do projeto e licitação para contratação e execução da obra, serão aproximadamente 16 meses, mantendo os índices de segurança operacional”, acrescenta.