Claudio Schapochnik   |   17/01/2011 13:06

Gol celebra 10 anos e 160,5 mi de paxs transportados

A Gol completou neste sábado (dia 15) dez anos de operações regulares. No período, a empresa expandiu a frota operacional de seis para 112 aeronaves, atingindo, aproximadamente, 40% de participação no mercado doméstico brasileiro

A Gol completou neste sábado (dia 15) dez anos de operações regulares. No período, a empresa expandiu a frota operacional de seis para 112 aeronaves, atingindo, aproximadamente, 40% de participação no mercado doméstico brasileiro. E mais de 160,5 milhões de passageiros foram transportados no período, sendo que cerca de 10% deles tiveram a oportunidade de viajar de avião pela primeira vez com a companhia.

“A Gol foi criada em 2001 com a missão de popularizar o transporte aéreo no Brasil e na América do Sul. Graças ao trabalho dedicado dos nossos quase 19 mil colaboradores e a uma gestão eficiente, temos sido bem-sucedidos na estratégia de crescer de forma rentável e sustentável, a partir de uma estrutura de baixo custo e com alta qualidade no atendimento ao cliente”, destaca o presidente e fundador da aérea, Constantino de Oliveira Júnior. “Esse modelo de negócios, implantado com sucesso pela primeira vez no Brasil pela Gol, tem nos permitido oferecer tarifas reduzidas, tornando o transporte aéreo uma opção de acessível a todos”, completa o executivo.

PIONEIRISMO
Desde que iniciou os voos, a Gol estabeleceu marcos importantes no setor de aviação comercial brasileiro, assegura a empresa. Foi a primeira companhia aérea a eliminar o tradicional bilhete de papel, reduzindo custos e simplificando a experiência de viagem dos clientes. Também foi pioneira ao oferecer o check-in inteiramente pelo celular e a permitir check-in em voos domésticos pelo aparelho iPhone para passageiros sem bagagem a despachar. A bordo, a Gol inovou no País ao lançar o serviço de venda de alimentos em voos (buy on board), que recebeu grande aceitação do público e será expandido para mais de 400 operações diárias em 2011, contribuindo para o aumento das receitas auxiliares.

“Desde o início, realizamos pesquisas para descobrir os hábitos, gostos e desejos dos consumidores dessa nova classe média no que se refere a viagens. A companhia já nasceu estudando seu comportamento, ouvindo suas necessidades e desenhando produtos que os atendessem. Em 2005, por exemplo, lançamos o Voe Fácil, programa que permite o parcelamento de passagens aéreas em até 36 vezes”, lembra a vice-presidente de Mercado da Gol, Claudia Pagnano.

FROTA PADRONIZADA
A empresa opera uma frota padronizada em aeronaves Boeing 737 Next Generation. “Com seus baixos custos operacionais, esses aviões são peça-chave na estratégia da companhia de popularizar o transporte aéreo. Obtemos um dos maiores índices de utilização diária no mundo e oferecemos segurança e conforto aos clientes”, aponta. “Nesses dez anos, temos muito do que nos orgulhar: sob especificações da Gol, a Boeing desenvolveu e entregou, em 2006, o modelo Short Field Performance, projetado especialmente para operar nas pistas dos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro). Com isso, ganhamos ainda mais vantagens competitivas”, explica o vice-presidente Técnico, Adalberto Bogsan.

Nesse período, a Gol comprou a VRG Linhas Aéreas, em março de 2007, e junto o programa de fidelidade Smiles – hoje com mais de 7,4 milhões de participantes cadastrados e 180 parceiros. Por meio do programa, clientes Gol podem acumular milhas e emitir bilhetes para o mundo inteiro, graças aos acordos comerciais que a companhia possui com grandes empresas aéreas estrangeiras, como American Airlines, Delta Air Lines, Air France e KLM – líderes das rotas entre o Brasil e seus respectivos países.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados