Maria Izabel Reigada   |   25/11/2011 10:37

Aerop. de Madri testa sistema que dispensa controladores

O Aeroporto de Barajas, em Madri, começa a implantar hoje o serviço direção de plataforma aeroportuária (SDP), que dispensa o trabalho de controladores aéreos para guiar aviões em terra pelas áreas do aeroporto próximas ao edifício do terminal.

O Aeroporto de Barajas, em Madri, começa a implantar hoje o serviço direção de plataforma aeroportuária (SDP), que dispensa o trabalho de controladores aéreos para guiar aviões em terra pelas áreas do aeroporto próximas ao edifício do terminal. O serviço será testado no Terminal 4 do aeroporto, considerada uma das mais simples da Europa pela disposição das pistas, estacionamento, visibilidade e dona de modernos sistemas de controle e vigilância de movimentos de aeronaves. Segundo a Aena, administradora do aeroporto, o sistema assegura os mesmos níveis de segurança que o serviço atual de controle.

Segundo a Aena, a única diferença é que os serviços até ontem realizados por controladores serão feitos a partir de hoje por operadores qualificados, que não são controladores. Eles proporcionarão aos pilotos exatamente a mesma informação e instruções dadas até ontem pelos controladores, sem aumento de trabalho para os pilotos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados