Aéreas criam próprios índices de pontualidade, diz jornal
De acordo com apuração da Folha, as empresas criam sua própria medição de pontualidade, criando, assim, seus próprios números positivos de exatidão
Nada irrita mais um passageiro do que ter o seu voo atrasado. A pontualidade ao chegar ao aeroporto, fazer os processos de check-in, raio-X e despacho de bagagens torna-se um problema quando o telão e as vozes anunciam pelo alto-falantes que a saída da aeronave será “reprogramada”.
Em setembro, três das mais importantes companhias aéreas do País - Azul, Gol e Tam - se proclamaram líderes em precisão no atendimento com índices próximos à perfeição dos 100%.
De acordo com apuração da Folha, as empresas criam sua própria medição de pontualidade, criando, assim, seus próprios números positivos de exatidão no atendimento. A Tam, por exemplo, segundo a publicação, considera voos que chegam 15 minutos após o horário previsto. A Gol analisa que atrasos são definidos por partidas que atrasam 30 minutos. Já a Azul não deu detalhes de sua avaliação.
Segundo dados de rastreamento do Flight Stats, em setembro, a Tam realizou 21.017 voos, totalizando 86,09% de pontualidade e atrasos de 13,91%. A Gol somou 24.833 partidas, das quais 88,06% chegaram no seu horário e 11,94% das chegadas retardaram. Por fim, a Azul, com 23.205 voos no período, obteve performance de 88,94% de exatidão, enquanto 11,06% dos desembarques atrasaram.
Em 2013, a Abear, entidade que representa Avianca, Azul, Gol e Tam, revelou que, para aliviar atrasos, o tempo de voo ganhou um maior intervalo. As companhias, no entanto, negam adotar a prática.
Em setembro, três das mais importantes companhias aéreas do País - Azul, Gol e Tam - se proclamaram líderes em precisão no atendimento com índices próximos à perfeição dos 100%.
De acordo com apuração da Folha, as empresas criam sua própria medição de pontualidade, criando, assim, seus próprios números positivos de exatidão no atendimento. A Tam, por exemplo, segundo a publicação, considera voos que chegam 15 minutos após o horário previsto. A Gol analisa que atrasos são definidos por partidas que atrasam 30 minutos. Já a Azul não deu detalhes de sua avaliação.
Segundo dados de rastreamento do Flight Stats, em setembro, a Tam realizou 21.017 voos, totalizando 86,09% de pontualidade e atrasos de 13,91%. A Gol somou 24.833 partidas, das quais 88,06% chegaram no seu horário e 11,94% das chegadas retardaram. Por fim, a Azul, com 23.205 voos no período, obteve performance de 88,94% de exatidão, enquanto 11,06% dos desembarques atrasaram.
Em 2013, a Abear, entidade que representa Avianca, Azul, Gol e Tam, revelou que, para aliviar atrasos, o tempo de voo ganhou um maior intervalo. As companhias, no entanto, negam adotar a prática.