Danilo Teixeira Alves   |   17/09/2015 18:41

Hub Latam: gastos de visitantes serão de US$ 224 milhões

Durante a sua primeira fase de desenvolvimento, a implementação do hub da Latam no Nordeste irá movimentar, num período de dois anos, 1,1 milhão de passageiros em voos internacionais e entre 1 e 1,2 milhão de passageiros dentro do Brasil e América do Sul, por ano.

Durante a sua primeira fase de desenvolvimento, a implementação do hub da Latam no Nordeste irá movimentar, num período de dois anos, 1,1 milhão de passageiros em voos internacionais e entre um e 1,2 milhão de passageiros dentro do Brasil e América do Sul, por ano. Atualmente, o Grupo Latam transporta 33,5 milhões de passageiros dentro do Brasil e outros seis milhões de passageiros em voos internacionais de e para o País.

Os gastos dos novos visitantes na região Nordeste devem gerar entre US$ 107 milhões e US$ 224 milhões de valor agregado por ano, em diversos setores ligados diretamente à cadeia de turismo, de lazer e de negócios (hotelaria, restaurantes, comércio e aluguel de imóveis e veículos, por exemplo) e em setores impactados indiretamente, como indústria e transporte. Isso significa que, em um período de cinco anos, o hub deve gerar algo entre R$ 2 bilhões e R$ 4,3 bilhões (considerando a cotação de R$ 3,8/US$ 1, para a data de 16 de setembro de 2015).

Com a implementação do hub no Nordeste, o Grupo Latam deve atender novos destinos na América Latina e criar novas conexões diretas entre o Nordeste e grandes centros na Europa, além dos atuais destinos atendidos pelo grupo no continente. Irá também incrementar o número de rotas domésticas e facilitar a chegada a regiões hoje menos acessíveis do Brasil e de países vizinhos.

Para chegar às conclusões apresentadas, a consultoria utilizou como base os dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre os quais aplicou uma metodologia própria de avaliação de modelos econômicos regionais. Somaram-se a isso as projeções elaboradas pelo Grupo Latam para a operação do hub, as informações sobre o potencial turístico e de desenvolvimento econômico de cada uma das três cidades fornecidas pelas autoridades locais, além de dados coletados em visitas técnicas.

“O levantamento aponta a contribuição econômica de estabelecer o novo hub no Nordeste em termos de geração de novos empregos, salários pagos e de contribuição para o PIB dos Estados envolvidos e de toda a região Nordeste”, explica o executivo da Oxford Economics, Dan Levine, responsável pelo estudo. “A análise avalia o valor desses impactos durante a fase de construção, no primeiro ano de operações e nos cinco primeiros anos de atividades do hub, considerando dois estágios, a contribuição direta para a economia e o impacto mais amplo que será gerado na cadeia econômica, chamado de efeito catalítico".

A DECISÃO
O estudo de impacto econômico apresentado pela Oxford é apenas um dos fatores que estão sendo avaliados pelo Grupo Latam para a definição de onde será instalado o novo hub da Grupo. A decisão final da empresa será baseada na análise global de uma série de critérios técnicos, como a competitividade de custos, atrelada a uma infraestrutura adequada para o empreendimento e a experiência dos passageiros.

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