Da Redação   |   05/06/2015 17:49

Taxa da LH é recuo de 30 anos, diz associação alemã

A decisão da Lufthansa de passar a aplicar uma taxa de 16 euros por reserva feita em GDS representa um recuo de 30 anos, criticou o presidente da DRV

Notícia do Presstur, parceiro da PANROTAS em Portugal

A decisão da Lufthansa de passar a aplicar uma taxa de 16 euros por reserva feita em GDS representa um recuo de 30 anos, criticou o presidente da DRV, associação das agências de viagens alemães, que este ano realiza o seu congresso anual em Lisboa.

Norbert Fiebig, comentou que a decisão da companhia é um passo “na direção errada tanto para os clientes como para a indústria das viagens” e um “ataque” às vendas pelas agências de viagens, que são o principal canal de venda da empresa. O dirigente associativo salientou ainda que a decisão da Lufthansa não só vai encarecer os bilhetes, como reduzirá a transparência da oferta de voos e, assim, penaliza a comparabilidade. Para as agências de viagens, por sua vez, significará um incremento “maciço” de trabalho, especialmente para servirem os clientes corporativos.

Segundo a publicação “FVW”, a decisão da Lufthansa foi esmagadoramente criticada pela indústria de viagens alemã, sendo que também a ASR, associação de pequenas agências independentes, criticou a criação da taxa, invocando o esforço que as suas associadas tiveram que fazer com reemissões perante as greves de pilotos. O vice-presidente da ASR, Joachim Szech, afirmou que a taxa tem por objectivo “excluir as vendas por terceiros” e avisou que o resultado pode ser um desvio para a concorrência, designadamente para as companhias do Golfo, que são uma das principais “dores de cabeça” da Lufthansa.

Mais drástica foi ainda a posição do presidente da associação de agências online (VIR), Michael Buller, que apelidou a decisão da Lufthansa de “declaração de guerra”, por se tratar de pressionar o desvio das reservas para os canais próprios da companhia aérea. O “FVW” noticiou ainda que também o presidente da VDR, associação alemã das viagens de negócios, Dirk Gerdom, avisou que a taxa irá “aumentar substancialmente” os custos das reservas na Lufthansa, com forte impacto nos custos de viagens das empresas, e que a associação suíça de agentes de viagens (SRV) salientou que se atingiu um novo patamar que nenhum membro pode aceitar de forma alguma.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados