Aumenta satisfação de passageiros com GRU Airport
A Pesquisa de Satisfação de Passageiros do GRU Airport, referente ao mês de fevereiro deste ano, revelou que o “Custo-benefício dos restaurantes e bares” e o “Custo-benefício do estacionamento” foram os itens que apresentaram uma menor evolução das notas no conjunto do estudo.
A Pesquisa de Satisfação de Passageiros do GRU Airport, referente ao mês de fevereiro deste ano, apresenta uma melhora geral nos 34 itens avaliados pelo levantamento, quando comparados com o mesmo período de 2014. Os itens melhor avaliados pelos passageiros foram “estado geral de limpeza” e “gentileza e auxílio dos funcionários que trabalham no aeroporto”, ambos com nota 4,3, em uma escala de um a cinco. No comparativo fevereiro de 2014 e 2015, o critério “satisfação geral” apresentou variação positiva de 11,1%, passando de 3,6 para quatro.
As maiores variações ocorreram na avaliação dos critérios “conforto dos assentos no saguão de embarque” (21,9%), seguido de “limpeza dos banheiros” (21,2%) e “facilidade em achar assento disponível no saguão de embarque” (20%).
Para o diretor do GRU Airport, Marcus Santarém, as pesquisas de satisfação têm sido uma importante ferramenta na adoção de estratégias de atuação e na execução de melhorias. “É a partir da percepção dos passageiros que conseguimos ver com mais clareza as áreas onde precisamos investir ou mesmo melhorar a eficiência operacional”, explica.
Entre as ações já realizadas pela concessionária que refletem em uma melhora na avaliação dos passageiros estão o aumento do número de vagas de estacionamento, que saltou de 3,9 mil no período pré-concessão para mais de oito mil atuais, a diversificação do mix de lojas, de 102 para 239 estabelecimentos comerciais, e a reforma e ampliação dos banheiros no embarque e desembarque.
ALIMENTAÇÃO EM BAIXA
Por outro lado, o estudo revelou ainda que o “custo-benefício dos restaurantes e bares” e o “custo-benefício do estacionamento” foram os itens que apresentaram uma menor evolução das notas no conjunto do estudo, em comparação com fevereiro de 2014. Ambos, obtiveram nota 2,8, em uma escala de um a cinco. No ano passado, as categorias obtiveram notas 2,6 e 2,5 respectivamente.
METODOLOGIA
A coleta de dados da pesquisa de satisfação dos passageiros é realizada por meio de entrevistas diretas próximas ao portão de embarque dos voos sorteados. O pesquisado é selecionado por meio de sorteio eletrônico realizado por um equipamento tipo tablet, utilizado também para a entrevista.
As maiores variações ocorreram na avaliação dos critérios “conforto dos assentos no saguão de embarque” (21,9%), seguido de “limpeza dos banheiros” (21,2%) e “facilidade em achar assento disponível no saguão de embarque” (20%).
Para o diretor do GRU Airport, Marcus Santarém, as pesquisas de satisfação têm sido uma importante ferramenta na adoção de estratégias de atuação e na execução de melhorias. “É a partir da percepção dos passageiros que conseguimos ver com mais clareza as áreas onde precisamos investir ou mesmo melhorar a eficiência operacional”, explica.
Entre as ações já realizadas pela concessionária que refletem em uma melhora na avaliação dos passageiros estão o aumento do número de vagas de estacionamento, que saltou de 3,9 mil no período pré-concessão para mais de oito mil atuais, a diversificação do mix de lojas, de 102 para 239 estabelecimentos comerciais, e a reforma e ampliação dos banheiros no embarque e desembarque.
ALIMENTAÇÃO EM BAIXA
Por outro lado, o estudo revelou ainda que o “custo-benefício dos restaurantes e bares” e o “custo-benefício do estacionamento” foram os itens que apresentaram uma menor evolução das notas no conjunto do estudo, em comparação com fevereiro de 2014. Ambos, obtiveram nota 2,8, em uma escala de um a cinco. No ano passado, as categorias obtiveram notas 2,6 e 2,5 respectivamente.
METODOLOGIA
A coleta de dados da pesquisa de satisfação dos passageiros é realizada por meio de entrevistas diretas próximas ao portão de embarque dos voos sorteados. O pesquisado é selecionado por meio de sorteio eletrônico realizado por um equipamento tipo tablet, utilizado também para a entrevista.