De olho no Nordeste, Expedia anuncia escritório em Recife
A agência de viagens on-line (OTA) Expedia terá um escritório em Recife até julho. A informação foi dada hoje pela gerente de mercado Thaís Guerra, em workshop da empresa na capital paulista. A Expedia já possui escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro e uma presença maior no Nordeste é o principa
A Expedia anunciou que terá um escritório em Recife até julho. A informação foi revelada hoje (20) pela gerente regional Raquel Lima, em workshop da empresa na capital paulista. A OTA possui escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro e uma presença maior no Nordeste é o principal objetivo com a nova abertura.
“O Brasil é um mercado muito importante tanto em inbound quanto em outbound, e estávamos precisando de um domínio maior na região nordestina”, explica a executiva.
O workshop para cerca de 50 hoteleiros também contou com outros aspectos da OTA. Confira:
FERRAMENTA LAST MINUTE
Um dos principais itens da capacitação foi a “Oferta de Última Hora”, ferramenta da Expedia para hotéis parceiros. Trata-se de uma plataforma para os hoteleiros preencherem um possível vazio na ocupação em dias específicos. “O usuário encontra o melhor hotel disponível em suas proximidades a preços abaixo da média. É uma ferramenta que está dando muito certo principalmente no mobile”, afirma a diretora de Marketing da Expedia para América Latina, Maja Orlic.
As vendas em dispositivos móveis para brasileiros representa 20% do total da empresa, o que ainda é pouco comparado com outras regiões, de acordo com a executiva.
Em paralelo à ferramenta de last minute, há o “Feedback em tempo real”, que fornece um feedback aos hoteleiros imediatamente após a entrada do hóspede no estabelecimento. Isso permite que o hotel interaja com os clientes e evitem críticas negativas, quando houver a necessidade.
INVESTIMENTO
De capital aberto, a empresa anunciou recentemente que investiu US$ 686 milhões em marketing e tecnologia no ano passado. A Expedia afirma que pretende manter seu sistema sempre atualizado para atender o consumidor e, consequentemente, garantir bons resultados.
“A maior parte desse valor foi investida em tecnologia e infra-estrutura, mas não deixamos de investir em capacitação do nosso material humano”, ressalta Orlic.
MERCADO ON-LINE
Estudos apresentados pela diretora de Marketing mostram que, até 2016, o mercado turístico na América Latina somará US$ 98,5 bilhões em reserva bruta, o que representará um aumento de 23% em comparação com os três anos anteriores.
“E a penetração das OTAs nessa região alcançou 20% em 2013, o que é relativamente pouco se comparado com mercados mais desenvolvidos”, avalia. “Brasil e México são os maiores mercados na América Latina, respondendo por 68% do total de reservas. O Brasil é o líder atualmente, mas o México está em um momento ascendente e pode ultrapassar o País na próxima década.”
CRISE
Segundo Orlic, a alta do dólar em relação ao real afeta as operações da Expedia no Brasil, uma vez que a empresa é norte-americana. “Por outro lado, isso aquece o mercado inbound do País, pois os estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos, veem uma oportunidade de viajar para onde sua moeda está mais valorizada”, conclui a executiva.
“O Brasil é um mercado muito importante tanto em inbound quanto em outbound, e estávamos precisando de um domínio maior na região nordestina”, explica a executiva.
O workshop para cerca de 50 hoteleiros também contou com outros aspectos da OTA. Confira:
FERRAMENTA LAST MINUTE
Um dos principais itens da capacitação foi a “Oferta de Última Hora”, ferramenta da Expedia para hotéis parceiros. Trata-se de uma plataforma para os hoteleiros preencherem um possível vazio na ocupação em dias específicos. “O usuário encontra o melhor hotel disponível em suas proximidades a preços abaixo da média. É uma ferramenta que está dando muito certo principalmente no mobile”, afirma a diretora de Marketing da Expedia para América Latina, Maja Orlic.
As vendas em dispositivos móveis para brasileiros representa 20% do total da empresa, o que ainda é pouco comparado com outras regiões, de acordo com a executiva.
Em paralelo à ferramenta de last minute, há o “Feedback em tempo real”, que fornece um feedback aos hoteleiros imediatamente após a entrada do hóspede no estabelecimento. Isso permite que o hotel interaja com os clientes e evitem críticas negativas, quando houver a necessidade.
INVESTIMENTO
De capital aberto, a empresa anunciou recentemente que investiu US$ 686 milhões em marketing e tecnologia no ano passado. A Expedia afirma que pretende manter seu sistema sempre atualizado para atender o consumidor e, consequentemente, garantir bons resultados.
“A maior parte desse valor foi investida em tecnologia e infra-estrutura, mas não deixamos de investir em capacitação do nosso material humano”, ressalta Orlic.
MERCADO ON-LINE
Estudos apresentados pela diretora de Marketing mostram que, até 2016, o mercado turístico na América Latina somará US$ 98,5 bilhões em reserva bruta, o que representará um aumento de 23% em comparação com os três anos anteriores.
“E a penetração das OTAs nessa região alcançou 20% em 2013, o que é relativamente pouco se comparado com mercados mais desenvolvidos”, avalia. “Brasil e México são os maiores mercados na América Latina, respondendo por 68% do total de reservas. O Brasil é o líder atualmente, mas o México está em um momento ascendente e pode ultrapassar o País na próxima década.”
CRISE
Segundo Orlic, a alta do dólar em relação ao real afeta as operações da Expedia no Brasil, uma vez que a empresa é norte-americana. “Por outro lado, isso aquece o mercado inbound do País, pois os estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos, veem uma oportunidade de viajar para onde sua moeda está mais valorizada”, conclui a executiva.