Filip Calixto   |   14/12/2023 16:20
Atualizada em 14/12/2023 16:21

37% das operadoras Braztoa registram vendas acima do esperado em 2023

Relatório destaca destinos exóticos, cruzeiros e fortalecimento das viagens internacionais como tendências

Divulgação/Rafael Cavalli/Secretaria de Turismo de Gramado
Gramado (RS) lidera lista destinos mais procurados para o Natal em operadoras Braztos
Gramado (RS) lidera lista destinos mais procurados para o Natal em operadoras Braztos

Levantamento organizado pela parceria entre Braztoa e Sprint Dados, o Boletim Braztoa 2023, em sua versão mais recente, aponta números positivos em volume de vendas ao longo do segundo semestre. O relatório demonstra que 47,37% das operadoras estão com o faturamento dentro do planejado, 36,84% acima do programado, 10,53% muito acima das expectativas. Apenas 5,26% relataram resultados abaixo do esperado.

O mesmo levantamento aponta os destinos nacionais mais procurados para o período de Natal e final de ano. Este ranking ficou assim:

Natal:

  1. Gramado (RS);
  2. Maceió;
  3. Porto de Galinhas (PE).


Réveillon:

  1. Rio de Janeiro.
  2. Salvador.
  3. Foz do Iguaçu (PR).
  4. Fortaleza.


Já para as Férias de Verão 23/24, o levantamento traz um mix de destinos que ocuparam o mesmo patamar de buscas, com a presença de Bonito, Fortaleza, Maceió, Porto de Galinhas, Rio de Janeiro e Salvador.

No internacional, os destinos mais procurados para as mesmas datas são:

Natal:

  1. Nova York;
  2. Orlando;
  3. Paris;
  4. Buenos Aires.


Réveillon:

  1. Dubai;
  2. Lisboa;
  3. Orlando;
  4. Punta Cana.


Para as Férias de Verão 23/24, Orlando, Paris, Punta Cana, Cancun, Nova York formam o ranking em ordem de buscas.

Expectativas para 2023 e tendências para 2024

As operadoras Braztoa estão confiantes de que este ano se consolide como um período positivo e de crescimento. A maior expectativa está para as férias de verão 23/24, com projeção de 36% de crescimento em relação ao ano anterior. Para estas empresas, as vendas para o Natal devem ser 18,24% maiores e para o Réveillon, 20,83% acima do que foi realizado no ano passado.

PANROTAS / Filip Calixto
Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa
Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa

As festividades têm sua importância, mas o levantamento também mostra a força das vendas de viagens para datas ao longo do ano, sem ligação a feriados ou festas, representando 22,26% do faturamento do ano. As férias de julho apareceram em segundo lugar, com 16,05%, As viagens para 2024 representam 13,95%, as férias de verão 23/24 11,70%, e feriados durante o ano de 2023, 10,68%. O Natal e o Réveillon aparecem com 6,47% e 7,42% do faturamento, respectivamente.

Lançando o olhar para o futuro, a busca por destinos exóticos, os cruzeiros, o fortalecimento das viagens internacionais e os clientes viajando mais vezes no ano aparecem entre as tendências mais fortes para 2024 entre as operadoras.

Por fim, o estudo ainda traça um panorama dos principais desafios do setor, no qual a guerra e altos custos e baixa disponibilidade do aéreo foram apontados pela maior parte das empresas pesquisadas.

"Até aqui, 2023 tem sido um ano desafiador, mas também de crescimento para o Turismo. Ele deve se consolidar como uma temporada acima de 2019, ano anterior à pandemia, solidificando a força da indústria de viagens no País. As operadoras, assim como o mercado de Turismo como um todo, têm mostrado resiliência para superar desafios e os resultados que virão no final de ano devem mostrar isso", afirma a presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo.

Tópicos relacionados