Rodrigo Vieira   |   05/04/2023 16:45
Atualizada em 06/04/2023 17:07

Saiba mais sobre a operadora da Gol, Smiles Viagens, que nasce B2C

Apesar de iniciar com venda direta, empresa promete ter um sistema para agências de viagens ainda em 2023

Divulgação
Logo da Smiles Viagens divulgado hoje
Logo da Smiles Viagens divulgado hoje
Como anunciado com exclusividade e em primeira mão pelo Portal PANROTAS, a Gol lançou sua própria operadora de Turismo neste ano. A Smiles Viagens é um projeto conjunto entre a companhia aérea e seu programa de fidelidade e, em princípio, nasce B2C, isto é, com venda direta ao consumidor final. A ideia é abrir as vendas por intermédio das agências de viagens a partir do último trimestre deste ano.

Reprodução/Coletiva de Imprensa
"Nascemos B2C, priorizando o cliente final, nos aproveitando dos milhões de clientes que conhecemos do programa de fidelidade", afirma Rodrigo Possatto, o diretor da empresa, que está na Smiles há quase sete anos. A Smiles Viagens pretende achar a combinação perfeita entre on-line, com um sistema one stop shop de ponta para consulta, reserva e aquisição de pacotes, e off-line, respaldada por atendimento de especialistas, inclusive via WhatsApp.

"Um co-piloto para quem é piloto de sua própria viagem", será seu slogan inicial.

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No início de sua trajetória, a Smiles Viagens, da Gol, será focada no consumidor final
No início de sua trajetória, a Smiles Viagens, da Gol, será focada no consumidor final
Hoje, a empresa, além de passagens aéreas da Gol e de suas parceiras, já vende hotéis (negociações diretas e brokers), mas a proposta é oferecer todos os itens de um pacote, como transfers, transporte terrestre, atrações e demais produtos.

A venda será feita tanto por milhas quanto por dinheiro, assim como de compra com Smiles & Money (milhas + dinheiro), PiX e a carteira digital do grupo, a PaGol. O público inicial no qual a operadora da Gol foca neste primeiro momento é AB, que compõe a maioria dos clientes Smiles, segundo Possatto. "Temos os tiers diamante e ouro bem fortes, com cleintes de renda alta e média. Trabalharemos primeiramente para esse público."

"Estamos construindo a melhor one stop shop de viagens do Brasil. Toda força da Gol e da Smiles nos fazem acreditar que é possível sermos um player muito relevante. Nossa meta é figurar no top 5 do País até 2028", prevê Possatto.

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As oportunidades vistas pela Smiles Viagens
As oportunidades vistas pela Smiles Viagens
As vendas da Smiles Viagens começaram em fevereiro, com aproximadamente dez mil reservas de hotéis comercializadas mensalmente, por enquanto só com milhas.

SITE E APP

Reprodução/Coletiva de Imprensa
A Smiles Viagens prepara um site e um aplicativo para o viajante. O site está em produção e deve ser entregue nos próximos dias, e é focado em design. Em primeiro momento, a empresa não se preocupa com o buscador, diz Rodrigo Possatto. "Em seguida vem o aplicativo, por meio do qual queremos assessorar o viajante durante sua viagem e no pós-venda."

Segundo ele, essas plataformas simplificarão a experiência de viagem, algo que hoje requer muito tempo e esforço. "Por meio de nossos canais digitais, oferecemos ferramenta de autosserviço. A ideia é que a pessoa consiga tomar decisões sozinha pelos nossos canais, mas vai ter concierge 100% disponível", afirma o executivo.

ROADMAP DA SMILES VIAGENS

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No momento, a Smiles Viagens está em soft launch com algumas experiências e parcerias nacionais. O próximo passo será com fornecedores do Exterior. Depois, focar na distribuição. Na sequência, lançar o produto de gestão de viagens corporativas e, por fim, aprimorar sua inteligência artificial, se apoiando nas sugestões de experiências de clientes e prospecções.

TEME CONFLITO COM AGENTES?
Questionado se o fato de priorizar o B2C não seria um conflito para a Gol, que constantemente fala em valorização dos agentes de viagens, Possatto afirma que não. "Não vejo assim, pois já há outras companhias aéreas no mercado com suas operadoras. Veja Azul Viagens e Latam Travel, que atuam normalmente no mercado, sem conflitos. Ademais, o B2B vai representar uma parcela importante para nós, mas só daqui a alguns meses iniciaremos esse processo."

DESEJO ANTIGO
“A Smiles Viagens era um grande desejo do grupo Gol Smiles e vem para sanar uma lacuna junto aos nossos clientes. Pois, a Smiles Fidelidade já oferece toda a viagem, mas não uma experiência unificada e, agora, por meio da nossa operadora, vamos conseguir atender os pedidos dos clientes, evoluir em nossas entregas, buscar ainda mais a fidelização e entregar novos e relevantes serviços. É um passo importante que nos posiciona e diferencia em um mercado tão competitivo como o das empresas aéreas”, diz Carla Fonseca, CEO da Smiles e CXO da Gol Linhas Aéreas.

Para mais informações acesse o link: www.smilesviagens.com.br

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