Karina Cedeño   |   05/03/2024 10:54

Quais são as tendências do mundo pós-global? Veja 3 cenários possíveis

Tema foi destaque da Bain & Company no Fórum PANROTAS 2024, que acontece no WTC Events Center (SP)


Gute Garbelotto
Alfredo Pinto, office head da América do Sul da empresa de consultoria Bain & Company
Alfredo Pinto, office head da América do Sul da empresa de consultoria Bain & Company

A pós-globalização já é uma realidade. Depois de um período de crescimento elevado, o comércio global começou a desacelerar a partir de 2008 e as restrições comerciais aprovadas nos últimos anos ficaram mais fortes, fazendo com que o trânsito global de mercadorias e serviços desacelerasse.

Esse cenário econômico global foi explicado pelo office head da América do Sul da empresa de consultoria Bain & Company, Alfredo Pinto, durante o Fórum PANROTAS 2024, que acontece hoje (5) e amanhã (6) no WTC Events Center, em São Paulo. "Se pensarmos nos Estados Unidos, China e Europa, acreditamos que quem vai definir a agenda econômica global são os EUA. A China tem agenda nacionalista e vai fazer o que tiver de ser feito para defender seus interesses nacionais, reagindo à medida que o mercado se desenvolve. A Europa é a soma de vários mercados menores e está otimizada para a estrutura de globalização predominante como o predicado para os interesses nacionais. Sendo assim, o grande divisor de águas serão os EUA, que desde a Guerra Fria foram capazes de conciliar seus interesses nacionais com os globais, tornando essa relação um ganha-ganha", explica Pinto.

Diante desse panorama, o especialista destacou que há três cenários possíveis para o futuro, sendo eles:

Reprodução/Bain & Company

"É preciso lembrar que o mundo pós-global é mais caro, por conta da inflação. E os governos cada vez menos hesitarão em usar instrumentos regulatórios para direcionar suas economias, investimentos, infraestrutura e indústria. A grande reflexão é: sua empresa está preparada para lidar com essas tendências? Sabendo que não temos uma resposta do que vai acontecer, como as nossas decisões constroem uma capacidade de adaptação?", questionou o especialista durante o evento.


O Fórum PANROTAS 2024 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, Bee2Pay, BeFly, BWH Hotels, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line/Walt Disney World, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis e Resorts, Expotelecom, EZLink, Fortaleza, FundturMS, Gol Linhas Aéreas, Gramado Parks, Grupo Cataratas, Grupo R1, GTA Assist, Iberia British Airways, Kaluah, Latam Delta, Localiza, Losango Bradesco Financiamentos, Mondiale, Omnibees, Orinter, Paytrack, Quero Passagem, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Setur Alagoas, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Smiles Viagens, SMTur, Tes Cenografia, Tour House, Tyller Consolidadora, ViagensCorp, ViagensPromo e Visite São Paulo/SPCVB.

Tópicos relacionados