Victor Fernandes   |   02/04/2020 18:20
Atualizada em 02/04/2020 18:22

Sebrae dá dicas de como amenizar os impactos da crise

A Sebrae avaliou que 89% dos pequenos negócios já registram uma queda no seu faturamento.

Rovena Rosa/Agência Brasil
Micro e pequenas empresas são as mais afetadas pelo coronavírus
Micro e pequenas empresas são as mais afetadas pelo coronavírus
Em pesquisa, a Sebrae avaliou que 89% dos pequenos negócios já registram uma queda no seu faturamento devido à pandemia. Para ajudar as empresas a superarem a crise, a entidade fornece algumas dicas para amenizar os impactos financeiros durante o período.

A Sebrae indica um processo de quatro etapas: resiliência para manter o foco no replanejamento e busca por oportunidades, estratégia para transformar as ideias em planos de ação focados na mudança, reinvenção para mudar a forma de gestão do negócios, dos colaboradores, dos fornecedores e do posicionamento; e, claro, ação.

"Enquanto não se tem uma política pública específica para esse tema, é importante que o empresário busque negociar valores, prazos e formas de pagamento de forma a diminuir os impactos. Renegociar com fornecedores é uma outra alternativa importante que pode ser acionada. Para o quesito colaboradores a medida provisória 927 oferece ao empresário várias alternativas que flexibilizam as relações de trabalho e oportunizam a manutenção dos empregos e das atividades", diz relatório da entidade.

A Sebrae ainda recomenda que as empresas comuniquem suas medidas, gerando confiabilidade, avaliem novos canais de comercialização, façam campanhas de marketing e criem conteúdos que demonstrem a experiência futura que o cliente terá.

Leia a versão completa do Boletim Setorial - Turismo "Impactos da covid-19 nos pequenos negócios"



Tópicos relacionados