Filip Calixto   |   27/09/2022 14:05

Balanço da Setur-RJ mostra ações e resultados do Turismo fluminense

Temporada tem sido proveitosa e representa a retomada do segmento de Turismo do Estado

Média de 90% na ocupação hoteleira durante o Carnaval, 15 mil turistas no Rock in Rio e R$ 253 milhões em negócios gerados no Rio Boat Show. São alguns números gerados por eventos no Rio de Janeiro ao longo deste ano. Esses dados e tantos outros foram apresentados pela Setur-RJ (Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro) para mostrar como a temporada tem sido proveitosa e representado a retomada do segmento de Turismo para o Estado.

"A Setur-RJ celebra com muito entusiasmo este 27 de setembro: Dia Mundial do Turismo, no ano de protagonismo do Turismo e em plena retomada da economia fluminense, na capital e no interior", informou o comunicado divulgado pela secretaria.

Pixabay
A Setur-RJ argumenta que o Turismo é um protagonista na retomada da economia fluminense
A Setur-RJ argumenta que o Turismo é um protagonista na retomada da economia fluminense
Na prestação de contas estão eventos realizados e apoiados pela secretaria, assim como outros que, mesmo partindo da iniciativa privada, tradicionalmente já tem o Rio de Janeiro como sede.

GRANDES EVENTOS E SEUS PRINCIPAIS NÚMEROS
- Carnaval: apresentou média de 90% na ocupação hoteleira, na capital e no interior;

- Semana Santa: média de 80,39% de ocupação hoteleira no interior e 81,42% na capital, segundo a ABIH;

- Jogos no Maracanã: alcançando mais de 70 mil pessoas mobilizadas em uma única partida;

-Torneio Internacional de Beach Tênis: com quase 15 mil pessoas envolvidas e 2,5 mil atletas;

- Rio Boat Show: durante oito dias, mais de 35 mil visitantes passaram pela feira, movimentando R$ 253 milhões em negócios, com 174 embarcações vendidas, o que representa um crescimento de 15% em relação à edição anterior;

- Stock Car: após dez anos, a principal categoria de corrida a motor da América Latina voltou à capital fluminense para um evento inédito: o GP Galeão. É a primeira vez que o Brasil recebeu uma corrida na pista de um aeroporto internacional em operação;

- Festival de Cinema de Vassouras: realizado no Vale do Café, o evento teve um fluxo de cerca de 18 mil pessoas e movimentou a economia local resultando em ocupação de 100% da rede hoteleira no final de semana e 80% durante a semana. O ticket médio diário por pessoa foi de R$150.

- Rock in Rio: durante os sete dias de evento, o estande da Setur-RJ dedicado à divulgação das 12 regiões turísticas e seus destinos fluminenses na Cidade do Rock registrou uma média de 15 mil visitantes no total.

- TurisRock: site criado para incentivar o público que veio participar do Rock in Rio a conhecer destinos no interior fluminense, ofereceu descontos de 30% em hospedagens, registrou mais de 90 estabelecimentos participantes;

- Cruzeiros: na temporada 2022-2023, com início em outubro, o setor tem expectativa de um recorde de impacto econômico de aproximadamente R$ 3,3 bi, número que pode superar em três vezes a temporada atual e em 47% a temporada 2019/2020, a última realizada antes da pandemia do covid-19.

Expectativa de 973,2 mil cruzeiristas no Estado: mais de 432 mil no Rio de Janeiro, 280 mil em Búzios, mais de 52 mil em Angra dos Reis, mais de 9 mil em Cabo Frio, mais de 193 mil em Ilha Grande e superando 5 mil em Paraty.

AÇÕES ESTRUTURAIS DA SETUR-RJ E DA TURISRIO
- Sinalização turística: R$ 60 milhões em investimentos para sinalização turística em todo o Estado. Neste momento, o projeto está sendo desenvolvido nas regiões turísticas Metropolitana, Vale do Café e Costa Verde e já foi concluído na região Caminhos da Mata, composta pelas cidades: Itaboraí, Rio Bonito, Silva Jardim, São Gonçalo e Tanguá.

- Projeto "O Rio Continua Lindo. E perto!": ação passou por oito cidades do Brasil, onde foram realizados encontros comerciais para a realização de negócios e parcerias no setor turístico. Um show com o cantor Diogo Nogueira e uma campanha publicitária percorreu as cidades. Cerca de 10 mil visitantes compareceram aos estandes dos shoppings, mil participantes dos encontros comerciais e 7,5 mil pessoas assistiram aos shows.

- O Rio é de Vocês: o roadshow reuniu operadores turísticos, fornecedores e integrantes do trade e hotelaria do RJ apresentam os atrativos e destinos. Passou por Juiz de Fora, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre e contou com a participação de mais de 150 inscritos, além de 30 expositores em cada cidade.

- ExpoRio Turismo: o maior evento de turismo do Rio de Janeiro, teve a primeira edição realizada em março de 2022 e reuniu cerca de 20 mil pessoas no Jockey Club.

- Turismo Presente: criado para obras de infraestrutura logística nos municípios do estado com investimentos de cerca de R$ 100 milhões.

Tópicos relacionados