Juliana Monaco   |   14/05/2021 18:13
Atualizada em 14/05/2021 18:25

Rio poderá ter grandes eventos com adoção de protocolos

Os eventos exigirão um teste negativo para a covid-19 ou certificado de vacinação para os participantes


PANROTAS / Artur Luiz Andrade
A capacidade de lotação do local do evento deve observar a categoria de risco do município
A capacidade de lotação do local do evento deve observar a categoria de risco do município
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que um decreto com protocolos para a realização de eventos na cidade será publicado no início da próxima semana. Os eventos-teste exigirão um teste negativo para a covid-19 feito em até 12 horas antes do evento para todos os participantes, além de comprovante de vacinação no caso de pessoas com 60 anos ou mais, que deverão ter tomado a segunda dose há pelo menos 14 dias. As informações são do portal O Globo.

"Muito provavelmente, na segunda, vamos publicar decreto em que estabelecemos a possibilidade de realização de eventos com uma série de protocolos. Isso já acontece em vários países do mundo. A ideia é que as pessoas possam participar mediante teste rápido, e repetição do teste depois. O decreto trará o protocolo claro", disse Eduardo Paes.

De acordo com o comitê científico, os eventos-teste podem acontecer mediante a apresentação de teste rápido de antígeno e/ou histórico de vacina. A capacidade de lotação do local do evento deve observar a categoria de risco do município no momento de sua realização. A junta de cientistas pede ainda que a prefeitura privilegie eventos ao ar livre. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o projeto deve começar a sair do papel dentro de 45 dias, prazo de aprovação para as propostas de eventos, que podem incluir shows.


*Fonte: O Globo

conteúdo original: https://glo.bo/3ePtfU1

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.