Laura Enchioglo   |   19/07/2023 11:07

Como o 5G impacta o setor hoteleiro? Confira em artigo

Claudio Cordeiro, da Totvs, fala sobre como hotéis podem utilizar a nova rede para aprimorar segurança


Divulgação
Cláudio Cordeiro, diretor dos produtos de Hotelaria da Totvs
Cláudio Cordeiro, diretor dos produtos de Hotelaria da Totvs

No ano passado, a rede 5G terminou de ser ativada em todas as capitais brasileiras. A inovação, segundo o diretor de produtos de Hotelaria da Totvs, Claudio Cordeiro, pode impactar muitos setores, inclusive o hoteleiro.

Em artigo, o executivo aponta que a nova rede potencializa a digitalização da hotelaria, aprimorando a segurança no uso de softwares e recursos em nuvem pelos hotéis. Confira, abaixo, o artigo completo:

Aumentando a eficiência e melhorando a experiência do hóspede: como o 5G impacta o setor hoteleiro

"Em outubro de 2022, a rede 5G terminou de ser ativada em todas as capitais brasileiras, o que significa que mais de 50 milhões de brasileiros que vivem nessas cidades poderão ser beneficiados pela nova geração de internet móvel, o que representa 24% da população. Sabemos que a nova rede deve trazer benefícios para muitos setores, mas pensando que estamos em um país com dimensões continentais e que é um destino turístico muito procurado, não tenho dúvidas que o 5G pode transformar o setor da hotelaria brasileira.

O primeiro ponto que gostaria de destacar é como a nova rede potencializa a digitalização dos hotéis. Ao oferecer conexão de maior velocidade e menor latência, é possível aprimorar a segurança no uso de softwares e recursos em nuvem pelos hotéis, uma vez que a conexão é mais estável, proporcionando maior sustentação do sistema, acesso mais rápido e evitando queda de links. E, especialmente para o setor hoteleiro, que está em processo de forte transformação digital, o 5G otimiza o uso das ferramentas digitais e mobile no dia a dia da operação.

Por isso, um grande benefício da nova rede móvel que impacta diretamente a gestão hoteleira é a maior cobertura de sinal da internet, o que facilita o uso de soluções digitais pelos colaboradores em qualquer espaço físico do hotel, pousada ou resort. Aqui estou falando, por exemplo, do uso de tablets no atendimento ao hóspede ou do controle de governança por meio de aplicativos. O que já está disponível hoje, ficaria ainda mais ágil e rápido.

A ampliação da cobertura de sinal também aprimora o uso da internet pelos hóspedes em espaços mais afastados dos quartos ou do lobby, como na piscina, por exemplo. O avanço gradual do 5G também deve beneficiar hotéis e pousadas localizados em regiões mais remotas e afastadas dos centros urbanos, onde tradicionalmente há problemas de conexão. Não tenha dúvida: em um mundo conectado como o de hoje, oferecer ao hóspede a conectividade que ele está acostumado em seu dia a dia é um diferencial competitivo importante.

Outro destaque é a melhoria de um ponto valioso para o setor: a experiência do viajante durante sua estadia. Isso porque a nova conexão favorece a adoção de outras tecnologias de ponta na operação, como IA, IoT e serviços em nuvem, que impactam diretamente na satisfação do hóspede. É possível, por exemplo, aprimorar a inteligência de dados dos hotéis e oferecer pacotes e serviços personalizáveis durante a viagem; criar assistentes virtuais e chatbots mais eficientes para atuarem no atendimento do consumidor; utilizar apps que digitalizam rotinas e permitem mais mobilidade da equipe para melhor atender o cliente, entre outras coisas."

* Claudio Cordeiro é diretor de Produtos de Hotelaria da Totvs

Tópicos relacionados