Laura Enchioglo   |   03/05/2024 11:00

Show da Madonna: Hotelaria do Rio se diz prejudicada por sites como Airbnb

Sociedade deve debater regulamentação dos sites, sob pena de ver hotelaria sucateada, diz HotéisRio


Divulgação
Alfredo Lopes, presidente da HotéisRio
Alfredo Lopes, presidente da HotéisRio

A HotéisRio divulgou nesta quinta-feira, dia 2, a quinta e última prévia da pesquisa de ocupação dos hotéis do município do Rio de Janeiro para o período do show da artista Madonna, que acontece no próximo sábado, dia 4, na Praia de Copacabana. Segundo o levantamento, a média na cidade está em 83,72%.

A entidade esperava uma ocupação mais elevada no Rio de Janeiro para o show da Madonna, dada a magnitude do evento, e diz que isso só não ocorre devido a uma concorrência desleal enfrentada por plataformas de hospedagens informais. A HotéisRio não cita nominalmente o Airbnb, apesar dessa ser o mais popular meio de locação residencial para temporada no Rio de Janeiro.

Segundo o presidente da HotéisRio, Alfredo Lopes, esse é o maior show da turnê de uma das principais artistas pop da história e deveria provocar mais impactos nos hotéis.

“Em outros tempos, todos os hotéis da cidade, e não apenas os de Copacabana, estariam lotados e com bastante antecedência. Entretanto, atualmente há uma fuga dessas reservas para os meios de hospedagem informais, proporcionados pelas plataformas de locação. A boa ocupação da região da Barra/Recreio, inclusive, pode estar relacionada também à realização dos eventos UFC 301 e On Rio City Half Marathon 2024. A sociedade deve debater regulamentação e tributação das plataformas, sob pena de ver sua rede hoteleira sucateada”

Alfredo Lopes, presidente da HotéisRio

Média de Ocupação para o Show da Madonna

  1. Copacabana/Leme: 95,95%
  2. Ipanema/Leblon: 82,40%
  3. Centro: 76,69%
  4. Barra/Recreio: 73,02%
  5. Flamengo/Botafogo: 69,91%

Tópicos relacionados