Beatrice Teizen   |   08/03/2021 13:21
Atualizada em 08/03/2021 13:43

Accor lança Canal da Mulher no combate à violência doméstica

Meio de comunicação é interno e seguro, onde colaboradores poderão denunciar maus tratos contra mulheres

Divulgação
Accor lança Canal da Mulher no combate à violência doméstica
Accor lança Canal da Mulher no combate à violência doméstica
A partir de hoje (8), Dia Internacional da Mulher, a Accor está disponibilizando para seus colaboradores o Canal da Mulher, um canal de denúncia interno, seguro e exclusivo, onde todos poderão denunciar maus tratos contra mulheres e meninas. Segundo dados da OMS, uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência sexual ou física de seus parceiros.

"Denunciar é uma forma de ativismo e proteção às mulheres e meninas contra a violência doméstica. O Canal da Mulher é mais um projeto criado pela Accor para caminharmos em busca do fim desse crime brutal no Brasil e no mundo", diz a vice-presidente sênior de Jurídico, Riscos e Compliance da Accor para América do Sul, Magda Kiehl.

O Canal da Mulher inicia sua trajetória com quatro objetivos principais:

  1. Educação: comunicação on-line e off-line com o objetivo de tornar o canal conhecido entre todos os colaboradores e mostrar o que é a violência doméstica e como identificar uma vítima;
  2. Encorajamento: criação de um espaço acolhedor para que as vítimas tenham coragem de fazer uma denúncia, mostrando a importância de denunciar e explicando como fazer;
  3. Prevenção (comunicação direcionada para homens): palestras de sensibilização, rodas de discussão entre homens, vídeos e treinamentos. O plano será desenhado e conduzido pelo Instituto Papo de Homem (PDH), especializado nesse tema;
  4. Apoio (psicológico e legal): atendimento 24 horas, todos os dias da semana, por uma consultoria especializada.

A implantação do projeto está estruturada em cinco etapas estratégicas. São elas: "Conhecendo", onde o canal será divulgado para todos os colaboradores; "Educando", quando será mostrado o que é a violência doméstica e como identificar uma vítima; "Superando", criação de um espaço acolhedor para que as vítimas também tenham coragem de denunciar; "Denunciando", mostrando a importância da denúncia e como fazê-la; e "Vivendo", revelar todas as frentes e opções que a vítima tem para continuar sua vida após a denúncia.

PROJETO ACOLHE
Além do Canal da Mulher, a Accor conta com outro projeto que faz parte do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências Contra as Mulheres e Meninas – uma parceria com o Instituto Avon e com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) – cujo objetivo é mitigar o impacto dessa epidemia silenciosa sobre a vida das mulheres, prover meios de reinseri-las profissionalmente e aprimorar a execução dos serviços públicos de abrigamento e proteção.

"Chamado Acolhe, este projeto é uma iniciativa para hospedar e capacitar mulheres vítimas de violência, oferecendo-lhes um abrigo temporário nos hotéis operados pela Accor, além de dispor ferramentas para auxiliar na construção de um futuro com mais protagonismo, autoconfiança e autonomia para essas mulheres", explica Magda.

Ao todo, são 295 hotéis da rede, localizados em 133 municípios no País, participando do projeto. Esse recurso é proveniente do fundo de emergência global da Accor, o Heartist Fund, dedicado a iniciativas de solidariedade às vítimas do coronavírus. Aliada com medidas de segurança física e sanitização, o objetivo é prover hospitalidade, conforto e acolhimento às mulheres desde o momento do check-in.

Mulheres em situação de violência devem acessar o site do Mapa do Acolhimento para encontrar os serviços públicos de proteção disponíveis para abrigamento, que podem ser hotéis, casas-abrigo ou casas de passagem.
Para saber mais, acesse https://www.fundoisp.com.br/ ou envie um e-mail para contato@fundoisp.com.br.

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