Victor Fernandes   |   01/12/2022 16:06
Atualizada em 01/12/2022 16:31

Confira iniciativas vencedoras no Top Hotel RJ 2022

Le Canton foi o destaque da noite, levando dois primeiros lugares

Divulgação
Le Canton foi o destaque da noite, levando dois primeiros lugares
Le Canton foi o destaque da noite, levando dois primeiros lugares
Após dois anos de interrupção em função da pandemia, ABIH-RJ e HotéisRIO retomaram este ano sua tradicional premiação, que reconhece as boas práticas e os cases de sucesso da hotelaria fluminense. E a concorrência foi grande: 14 projetos foram inscritos e passaram pela rigorosa avaliação dos jurados.

As premiações destacam iniciativas hoteleiras de Empreendedorismo (Prêmio Eduardo Tapajós), Responsabilidade Social (Prêmio Corintho Falcão), Sustentabilidade (Selo Verde da Hotelaria) e os melhores projetos de ampliação ou retrofit (Prêmio Expansão Hoteleira). O time de jurados avaliou a qualidade do conteúdo respeitando critérios como inovação, legitimidade, custo-benefício, impacto para o setor e/ou a sociedade, entre outros.

O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, saudou os fortes sinais de recuperação apresentados pelo setor, que começaram com o Réveillon e se estenderam pelos peculiares dois carnavais, seguidos do Rock in Rio, eventos que levaram os hotéis a comemorarem alta ocupação depois de tanto tempo. “Para o próximo Réveillon, já anunciado pela Riotur como o maior e melhor da nossa história, as expectativas são otimistas e nos ajudam a encarar 2023 com esperança. Já abrimos o ano com os preparativos a todo vapor para receber a WEB SUMMITT e a Abav de volta em nossa casa!”, comemorou.

De acordo com o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, a cerimônia demonstra a força do segmento hoteleiro fluminense, que retomou o crescimento mesmo em cenário tão adverso. “Tudo isso é fruto de muito trabalho. Ao longo deste ano estivemos fortemente atuantes em pelo menos 30 municípios indutores do Turismo, realizando encontros de aproximação e diálogo com os órgãos públicos, promovendo capacitação e troca de experiências, conhecendo de perto os anseios dos empreendimentos e suas particularidades”.

Charbel Tauil, vice-presidente da Fecomércio RJ, parceira do evento, afirmou que considera que todos os hoteleiros devem se sentir premiados após enfrentarem as dificuldades criadas pela pandemia nos últimos dois anos. “O setor de turismo representa 6% do PIB mundial e emprega 290 milhões de pessoas em todo o mundo. Nunca imaginaríamos que iríamos nos deparar com um vírus que levaria a ocupação a zero. Graças à união, fomos capazes de superar essa dificuldade”.

O júri foi formado por André Coelho e Natalia Soutosa, ambos da Fundação Getúlio Vargas, Sandra Sanches, da ESPM, Elton Fernandes, da UFRJ e Adriana Homem de Carvalho, da Fecomércio-RJ.

Confira abaixo os cases vencedores.

Prêmio Eduardo Tapajós - Empreendedorismo

  • 1º lugar - Le Canton do Futuro
A partir de seu planejamento estratégico, o resort criou o projeto “Le Canton do Futuro”, que teve como objetivo a transformação do empreendimento em uma das mais importantes referências do mercado hoteleiro do Estado do Rio de Janeiro. Entre as ações executadas estão a Arena de Beach Tennis, o Pet Park, criação da estação Gare D’Église, inauguração do Sport Bar, criação do Le petit monde e pista Mont Blanc, única coberta do Brasil que simula neve.

  • 2º lugar - Curadoria musical Fairmont Rio
O hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana possui cinco pilares de experiência: música e entretenimento; bem-estar; esporte; gastronomia e arte; design e moda. A música está presente no hotel desde sua inauguração, em que a cantora pop brasileira Iza foi a atração da festa de abertura. Outros grandes eventos também fizeram parte da curadoria musical, como o Rio Montreaux Festival, sediado no Fairmont em 2020, mesmo ano no desfile da marca The Paradise em que Gilberto Gil foi o protagonista da noite.

Prêmio Corintho Falcão - Ação Social

  • 1º lugar - Bottons com sorrisos - Grand Hyatt Rio de Janeiro
Como receber hóspedes com máscaras cobrindo o rosto? A solução foi substituir os nametags, utilizados pelos colaboradores do hotel, por bottons contendo a foto do funcionário sem máscara, com seu melhor sorriso. A iniciativa, chamada de “Bottons com sorrisos”, foi desenvolvida com o intuito de valorizar o espírito acolhedor do carioca, mesmo com o distanciamento social e a utilização de máscaras durante o período da pandemia de covid-19.

  • 2º lugar - Pedido Solidário - Louvre Hotels Group Brazil
Interessado em incrementar seu já significativo histórico de ações sociais, o grupo Louvre Hotels Group criou o “Pedido solidário”, uma campanha ampla e de longo prazo, voltada para apoiar projetos sociais relevantes por todo o País. O objetivo é arrecadar fundos destinados a diferentes projetos sociais conduzidos por ONGs associadas ao Instituto da Criança.

Selo Verde da Hotelaria - Sustentabilidade

  • 1º lugar - Le Canton Selo Verde
O Le Canton, situado em Teresópolis, ocupa uma área de 2,5 milhões de metros quadrados numa região de Mata Atlântica com preservação permanente, cortada por rios e tem oito nascentes preservadas. A sustentabilidade, por meio da educação ambiental, e os investimentos em ecoeficiência foram as ferramentas utilizadas para maximizar os impactos positivos no meio ambiente e na sociedade.

  • 2º lugar – Grupo arpoador - Hotel Arpoador – City & Sea Sustentável
O projeto tem como meta a implementação dos conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e economia circular na operação dos hotéis do Grupo Arpoador, Hotel Arpoador e Ipanema Inn. O objetivo é a diminuição do impacto negativo no meio ambiente e geração de impacto socioambiental positivo, com metrificação dos resultados e reporte dos impactos obtidos.

Prêmio Expansão Hoteleira

Já o prêmio Expansão Hoteleira ficou com a Rede Windsor, com o lançamento do Windsor Tower, na Barra da Tijuca, a 15ª unidade da rede na cidade do Rio de Janeiro. Neste novo hotel os visitantes têm a disposição tecnologia para fazer transmissões e reuniões on-line e espaços para promoção de eventos. São 378 apartamentos na categoria standard, superior, superior plus e superior executivo, distribuído em 16 andares. Há também área de lazer com piscina, academia e sauna.

Tópicos relacionados