Karina Cedeño   |   16/08/2023 17:10

Veja 8 destinos para curtir montanhas-russas pelo mundo

No Dia Internacional da Montanha-Russa, celebrado hoje (16), a Decolar traz uma lista com as melhores


Shutterstock
A montanha-russa Montezum, do Hopi Hari, em Vinhedo (SP), tem 42,4 metros de altura, 1.030,2 metros de extensão e velocidade que chega a 103 km/h
A montanha-russa Montezum, do Hopi Hari, em Vinhedo (SP), tem 42,4 metros de altura, 1.030,2 metros de extensão e velocidade que chega a 103 km/h

Em comemoração ao Dia Internacional da Montanha-Russa, celebrado hoje (16), a Decolar traz uma lista de destinos para curtir essas atrações radicais pelo mundo.

A inspiração para a montanha-russa surgiu no século 15, na Rússia, onde as pessoas costumavam se divertir com seus trenós nas colinas geladas. Em 1784, em São Petersburgo, o primeiro brinquedo foi inaugurado, uma espécie de carruagem que subia as colinas usando o impulso da própria descida. Mas foi em 1812, em Paris, que a companhia Les Montagnes Russes à Belleville construiu a primeira montanha-russa de gravidade. Foi a partir daí que surgiram os brinquedos conhecidos atualmente.

“Os viajantes estão buscando destinos que ofereçam novas experiências e opções de atividades e lazer ao ar livre, principalmente para viagens em família”, destaca a diretora de Produtos Não Aéreos da Decolar, Daniela Araujo. “Os parques de diversões oferecem atividades para todas as preferências e faixas etárias, incluindo as montanhas-russas, para os que buscam adrenalina.”

Confira 8 destinos (dois deles brasileiros) para curtir montanhas-russas pelo mundo:

  • Nova Jersey (Estados Unidos)

A montanha-russa mais alta do mundo é a Kingda Ka, localizada no parque Six Flags Great Adventure, em Jackson, Nova Jersey (EUA). Inaugurada em 2005, tem 139 metros de altura, o que equivale a um prédio de 40 andares. Sua velocidade chega a 206 km/h.

  • Mie (Japão)

A Steel Dragon 2000 é a montanha-russa mais extensa do mundo, com 2.479 metros. É construída em aço e possui 97 metros de altura, em uma duração de quatro minutos. Ela está localizada na província de Mie, no Japão, no parque de diversões Nagashima Spa Land.

  • Flórida (Estados Unidos)

A Hollywood Rip Ride Rockit é uma das mais inovadoras e modernas da atualidade, já que permite aos tripulantes escolherem a trilha sonora que desejam ouvir durante o percurso. Inaugurada em 2009, está localizada no Universal Studios e possui 51 metros de altura, 1,1 km de extensão, subida de 90 graus e velocidade que atinge 104km/h.

  • Yongin (Coreia do Sul)

Já para os fissurados em montanhas-russas de madeira, a T Express é considerada a maior do mundo, com 1.641 metros de extensão, 56 metros de altura e 104 km/h. Está localizada no Everland, maior parque temático da Coreia do Sul.

  • Vinhedo (Brasil)

No Brasil, a montanha-russa de madeira que ganha destaque é a Montezum, seja pelo seu tamanho, extensão ou velocidade. Possui 42,4 metros de altura, 1.030,2 metros de extensão e velocidade que chega a 103 km/h. Ela está localizada no Hopi Hari, em Vinhedo, interior de São Paulo, e sua duração é de 58 segundos.

  • Cidade do México (México)

A Superman, El Último Escape é a maior montanha-russa do México, com 67 metros de altura e velocidade que chega a 120 km por hora. O brinquedo comporta até 1,6 mil pessoas por hora, com um percurso de duração de três minutos. Está localizada no parque Six Flags, em sua filial na Cidade do México.

  • Tigre (Argentina)

Outro destaque da América Latina é a Montanha-Russa Desafio, na Argentina, localizada no Parque de La Costa, considerado o maior do país. Fica na cidade de Tigre, a poucos quilômetros de Buenos Aires. A altura mínima requerida para poder entrar no brinquedo é de 1,30 metro.

  • Santa Catarina (Brasil)

Também no Brasil, uma das indicações é a montanha-russa Star Mountain, com queda inicial de 35 metros de altura e percurso que conta com dois loopings. Ela está localizada no Beto Carrero World, cidade de Penha, no Sul do País. No mesmo parque ainda se encontra o Firewhip (Chicote de fogo), primeira montanha-russa invertida do Brasil, onde o trilho fica sobre a cabeça e os pés pendurados, além de passar por lagos e cachoeiras, a 700 metros de altura, a quase 100km/h.

Tópicos relacionados