Rodrigo Vieira   |   13/05/2021 11:41   |   Atualizada em 13/05/2021 15:33

Prova de covid em 25 segundos? British testa e crê em mudar o cenário

Fabricante da tecnologia garante precisão e capacidade de detectar variantes; Conheça o Pelican Covid-19


Divulgação
Fabricante da Pelican Covid-19, Canary garante precisão e capacidade de detectar variantes
Fabricante da Pelican Covid-19, Canary garante precisão e capacidade de detectar variantes

Um teste de antígeno para covid-19 que dá o resultado em 25 segundos será utilizado pela British Airways como aposta para acelerar a retomada e assegurar a biossegurança de todos a bordo. O equipamento, chamado Pelican, da empresa Canary Global, detecta sintomáticos (incluindo variantes) e assintomáticos por meio da saliva e um aplicativo.

Neste primeiro momento, os membros da tripulação da companhia aérea farão os testes padrões, hoje já realizados, paralelamente à nova modalidade, para comparar a precisão dos resultados. A British é a primeira aérea do mundo a testar o método.

Os Pelican Covid-19 já foram aprovados na União Europeia e no Reino Unido e estão em análise pelas autoridades estadunidenses. A aérea do IAG tem esperança de obter sucesso nos resultados, pois uma testagem tecnológica de de tal rapidez asseguraria um retorno mais confortável e confiável dos passageiros.

Divulgação
British testará Pelican Covid-19 inicialmente na tripulação, comparando com os testes padrões para avaliar a precisão
British testará Pelican Covid-19 inicialmente na tripulação, comparando com os testes padrões para avaliar a precisão


A British descreve a nova tecnologia de testes antígenos como não invasiva, que entrega 98% de sensibilidade e 100% de especificidade em indivíduos sintomáticos e assintomáticos em relação ao Sars-Cov-2. "O usuário simplesmente utiliza um pouco de sua saliva em um dispositivo sensorial, o agita e o coloca em um leitor digital reutilizável conectado com o bluetooth de seu dispositivo móvel, em um aplicativo. O Pelican é capaz de detectar todas as variantes existentes", aponta a aérea.

O chairman e CEO da British, Sean Doyle, fala na possibilidade de mudar o cenário da indústria com o Pelican Covid-19. "Ao passo que começamos a retomar as viagens, continuamos comprometidos em explorar opções fáceis e acessíveis de testes para nossos clientes poderem viajar novamente, seja para negócios, visitas familiares e a amigos ou tirar umas férias fora de sua cidade", confia o executivo. "Acreditamos que este novo teste ultra rápido é uma mudança no jogo e estamos muito contentes em trabalhar com a Canary para começar os testes iniciais com a tripulação antes de viabilizar a tecnologia para os passageiros."

O CEO da Canary, Raj Reddy, afirma que o Pelican Covid-19 é o primeiro teste ultra rápido e reitera a precisão de 98% na detecção PCR e 100% de especificidade. "Desenvolvemos o teste pensando na indústria de viagens, que demanda velocidade, precisão e facilidade de uso. Estamos empolgados por esta parceria com a British, pioneira na indústria, e esperamos que o Pelican possa em breve ser um padrão para viajantes e tripulantes no mundo todo" afirma Reddy, acrescentando que está em diálogo com os setores de hospitalidade e eventos para ampliar o alcance dos testes. "A Canary está acelerando amplamente sua produção para ter oferta o suficiente para a demanda que se apresentará ao Pelican", conclui o inventor da tecnologia.

Tópicos relacionados