Beatrice Teizen   |   07/12/2023 15:05
Atualizada em 07/12/2023 17:36

Abav Nacional enviará ofício pedindo revogação de taxa de R$ 50 da Gol

Segundo a presidente da entidade, Ana Carolina Medeiros, medida é extremamente prejudicial às agências

PANROTAS / Emerson Souza
Ana Carolina Medeiros, da Abav-MA e presidente da Abav Nacional
Ana Carolina Medeiros, da Abav-MA e presidente da Abav Nacional

A Abav Nacional enviará nesta quinta-feira (7) um ofício para a Gol Linhas Aéreas pedindo a revogação da aplicação da taxa de atendimento de R$ 50 por ligação e por passageiro às agências de viagens a partir da próxima segunda-feira (11).

A entidade que representa as agências de todo o Brasil já falou com alguns representantes da companhia aérea solicitando que a medida seja anulada, uma vez que cobrar o valor das agências será, segundo a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, "extremamente prejudicial".

O documento já está preparado e a associação vai enviar para a transportadora ainda hoje.

"Estamos avançando em negociação junto à Gol para esclarecer melhor as medidas tomadas em relação à cobrança de taxas. É relevante informar que essa medida, segundo a aérea, já está em andamento e testes há 90 dias. O objetivo, de acordo com a companhia, é oferecer um melhor atendimento de forma mais célere sem que o agente fique aguardando na fila do call center para ser atendido e ser atendido pela plataforma B2B, imediatamente. Estamos em ampla negociação para finalizar nossos entendimentos a cerca do assunto", diz Ana Carolina.

Para a Abracorp, esta abordagem pode ser vista como uma solução superficial, uma vez que a demanda por assistência muitas vezes surge devido às limitações nos canais digitais.

"A Abracorp reconhece a decisão da Gol de cobrar pelo atendimento assistido ao cliente, destacando os desafios enfrentados pelos serviços de call center das companhias aéreas. No entanto, a Abracorp enfatiza que essa abordagem pode ser vista como uma solução superficial, uma vez que a demanda por assistência muitas vezes surge devido às limitações nos canais digitais. A Abracorp acredita que essa taxa não será aceita pelas agências de viagens e sugere trabalhar em conjunto com a Gol para abordar a causa raiz do problema, em vez de repassar custos adicionais aos clientes. A associação reforça que está aberta ao diálogo e disposta a colaborar com a aérea na busca por uma solução que beneficie a todos."

A PANROTAS também pediu um posicionamento da Air Tkt, que já se manifestou extraoficialmente, e atualizará está notícia quando receber o comunicado.

Cobrança por serviços disponíveis no site

De acordo com a Gol, a taxa de serviço no valor de R$ 50 só será cobrada aos agentes de viagens quando esses usarem o Call Center para pedir serviços que já estão disponíveis no seu site B2B.

"A ideia principal é fornecermos cada vez mais ferramentas digitais para que nossos parceiros tenham independência na realização dos serviços Gol e assim ganhem eficiência no atendimento do passageiro final. Dessa forma, otimizamos nossos recursos na Central de Atendimento para funcionalidades ainda não disponíveis sistemicamente", diz a companhia em um comunicado.

Tópicos relacionados