Bruno Hazov   |   22/06/2023 14:49
Atualizada em 22/06/2023 14:50

MTur e BID discutem plano de ações climáticas para o Turismo

Entre os principais pontos estão a inclusão de ações climáticas no Plano Nacional do Turismo (PNT)

Divulgação
Equipes do MTur e do BID se reuniram em Brasília para discutir Plano de Ações Climáticas para o Turismo
Equipes do MTur e do BID se reuniram em Brasília para discutir Plano de Ações Climáticas para o Turismo

O Ministério do Turismo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão elaborando um Plano de Ações Climáticas com foco no Turismo brasileiro. Entre os principais pontos estão a inclusão de ações climáticas no Plano Nacional do Turismo (PNT).

O encontro para discutir o plano de ações contou com a participação de representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Com foco no Turismo sustentável, o MTur criou, no início do ano, uma coordenação de Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas, com o objetivo de desenvolver ações específicas sobre o tema, como a criação de um curso de extensão para gestores públicos sobre Turismo responsável e sustentabilidade no setor turístico.

O MTur também passou a integrar, a partir deste ano, o Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia, que prevê zerar a taxa de desmatamento até o ano de 2030. A atuação da pasta se dará no incentivo ao ecoturismo e implementação de programas focados no Turismo de base comunitária e etnoturismo, com uma atuação mais forte junto a comunidades indígenas e quilombos.

A ministra Daniela Carneiro comentou a participação do MTur na elaboração do plano e deu destaque para o fortalecimento do Turismo nacional e para a atração de turistas com consciência ambiental.

“Com este plano estratégico de ações climáticas, o Brasil pode promover a utilização de fontes renováveis, conservar áreas protegidas e incentivar práticas sustentáveis nas atividades turísticas. Isso não apenas ajudará a mitigar os impactos das mudanças climáticas, mas também fortalecerá a imagem do Brasil como um destino comprometido com a preservação ambiental, atraindo turistas conscientes e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do País”

Daniela Carneiro, ministra do Turismo

Tópicos relacionados