Bruno Hazov   |   26/06/2023 11:11
Atualizada em 26/06/2023 11:13

Conheça as marcas turísticas que são apostas do Estado de São Paulo

Objetivo é gerar uma identificação original e singular para cada localidade e fortalecer o turismo


Divulgação
Objetivo das marcas é gerar uma identificação original e singular para cada localidade
Objetivo das marcas é gerar uma identificação original e singular para cada localidade

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, está investindo no posicionamento de diversos destinos turísticos paulistas a partir da construção de identidade e de marca. Objetivo é gerar uma identificação original e singular para cada localidade e fortalecer o turismo, promovendo rotas e produtos locais.

O desenvolvimento das marcas e das identidades visuais é feito em parceria com a FIA Consultoria e busca mapear os principais produtos locais. Para a criação das marcas são entrevistados gestores locais, operadores de turismo, associações de produtores de alimentos e turistas, além de visitas aos municípios e uma pesquisa ampla na comunidade local.

Todas as regiões que recebem suas marcas também ganham um vídeo promocional sobre os principais atrativos turísticos dos municípios, além de um guia e um manual com informações estratégicas sobre como potencializar o turismo. Até o presente momento, foram lançadas quatro marcas.

  • "Vem pro Vale" - representando a região do Vale do Ribeira, exalta as cavernas e trilhas do destino, com foco no turismo ecológico e de aventura, oferecendo rotas com cavernas, cachoeiras, rios, aldeias, quilombos e fazendas.
  • "Raízes do Campo" - voltada para municípios do norte do estado, da região conhecida como Mogiana Paulista. Destaca feiras e eventos ligados ao agronegócio, além de shows e festas de grande porte. O parque hoteleiro da região também é um dos atrativos da marca, com hospedagens que variam de sítios a hotéis cinco estrelas.
  • "Encantos da Cuesta" - destaca atrativos da Região Turística (RT) Cuesta Paulista, composta por municípios onde predominam paisagens formadas por encostas rochosas. Os atrativos turisticos dessa região são A Pedra do Índio, o Gigante Adormecido, além de opções de camping, resorts e ainda festas religiosas de todos os tipos.
  • "Mantiqueira-me" - Lançada este mês, explora o clima europeu de cidades da Mantiqueira Paulista, que reúne municípios como Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal. O destaque fica por conta do turismo de inverno, com opções de ecoaventura e destaque para a forte gastronomia local e para o comércio da região.

Próximos lançamentos

A Setur-SP revelou que outras duas marcas estão em processo de finalização, são elas as marcas "Circuito das Frutas", que explora dez municípios da região metropolitana de SP que se destacam pela produção de mais de 40% das frutas consumidas no Brasil e "Litoral Norte, é natural, é SP", que exalta aspraias do estado de São Pauloe a biodiversidade da Mata Atlântica.

Para o secretário estadual de turismo, Roberto de Lucena, as marcas tornam os destinos mais competitivos e ampliam seu potencial turístico, revelando novas vocações para as cidades e criando sinergia entre os municípios.

A criação de marcas amplia o potencial de cada uma das regiões, de modo que se tornem mais competitivas, criando vínculos emocionais com os visitantes. Em muitos casos, o processo leva a descoberta de novas oportunidades de negócio, consciência sobre o que são e o que desejam.

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

Tópicos relacionados