Bruno Hazov   |   28/07/2023 12:36

IBGE aponta para queda de 8% na taxa de desemprego no 2º semestre

Melhora foi impulsionada pela abertura de vagas informais e de empregos no setor público


Marcello Casal/ Agência Brasil
Taxa de desemprego no Brasil caiu 8% no segundo trimestre, impulsionada por criação de vagas informais e oportunidades no setor público
Taxa de desemprego no Brasil caiu 8% no segundo trimestre, impulsionada por criação de vagas informais e oportunidades no setor público
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil caiu 8% no segundo trimestre, representando menor resultado para o período desde 2014. Melhora foi impulsionada pela criação de vagas de trabalho sem carteira assinada e abertura de oportunidades no setor público.

Ainda segundo o IBGE, entre os meses de abril a junho, o número de desempregados caiu para 8,6 milhões. Nos três primeiros meses do ano, o número de pessoas sem renda fixa era de 9,4 milhões, ou 9,3% maior que o atual.

O número de pessoas empregadas sem carteira assinada chegou a 13 milhões, representando alta de 303 mil pessoas na comparação trimestral. Já no setor público, a alta foi de 445 mil pessoas na comparação com os três primeiros meses do ano, registrando um valor total de 12,2 milhões de pessoas.

Ainda esta semana, o Ministério do Turismo informou que, no primeiro semestre deste ano, o Turismo foi responsável pela criação de 105 mil empregos, segundo dados coletados com base no Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Tópicos relacionados