Bruno Hazov   |   04/07/2023 15:38
Atualizada em 04/07/2023 15:50

Eventos corporativos em Fortaleza geram receita de R$ 347 milhões

Estudo foi produzido pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo

Divulgação/Fortaleza
No ano passado, viagens corporativas geraram um impacto econômico de R$ 347 milhões em Fortaleza
No ano passado, viagens corporativas geraram um impacto econômico de R$ 347 milhões em Fortaleza

Relatório de Impacto Econômico do Turismo de Eventos em Fortaleza em 2022 revelou que, no ano passado, os eventos corporativos foram responsáveis por um impacto de R$ 347 milhões na economia de Fortaleza. Documento foi produzido pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, em parceria com o Visite Ceará e a Unifor.

O relatório indica que o gasto individual dos viajantes que participaram de eventos corporativos em Fortaleza no ano de 2022 foi de R$ 2,7 mil, sendo que o gasto médio diário ficou em torno de R$ 790.

O estudo também analisou o impacto do Turismo de eventos na geração de empregos diretos e indiretos, apontando que, no ano passado, foram gerados 37,7 mil postos de trabalho formais e informais em decorrência de congressos, feiras e eventos variados.

"O relatório traz números muito positivos e reforça a importância de investirmos na captação de eventos para Fortaleza. O viajante corporativo tem um ticket médio mais alto do que o de lazer e, segundo o documento, apenas em 2022, a economia da cidade teve um impacto de R$ 347 milhões com esse tipo de Turismo. Isso sem considerar aqueles da área de entretenimento, já que a pesquisa focou nos eventos de negócios, como congressos, seminários, feiras, exposições, seminários e esportivos"

Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza

O perfil dos entrevistados apontou que:

  • 47% dos respondentes visitavam a cidade pela primeira vez
  • 99% deles eram turistas brasileiros,
  • sendo a maioria do Nordeste (40%),
  • seguido por turistas do Sudeste (39,9%).
  • São Paulo foi a principal cidade emissora, somando 21,7% dos entrevistados,
  • seguida do Rio de Janeiro (8,5%),
  • e de Recife (5,5%).

Durante a pesquisa, foi pedido aos entrevistados que avaliassem os principais serviços de Fortaleza:

  • 82% consideraram como bons os serviços de sinalização turística,
  • 75% consideraram bons os serviços de comércio e de telecomunicação,
  • 72% elogiaram a segurança pública e os serviços de limpeza urbana,
  • enquanto 68% consideraram satisfatórios o setor de alimentação e hospedagem.

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