Bruno Hazov   |   14/09/2023 16:15

Aeroporto de Juazeiro do Norte é reinaugurado com dobro da capacidade

Revitalização do equipamento faz parte de um pacote de investimentos de R$ 2 bilhões da concessionária

Divulgação
Aeroporto Internacional de Juazeiro do Norte mais que dobrou de tamanho e capacidade operacional
Aeroporto Internacional de Juazeiro do Norte mais que dobrou de tamanho e capacidade operacional

A Aena Brasil acaba de entregar o Aeroporto Internacional de Juazeiro do Norte, no Ceará, totalmente renovado e com o dobro do tamanho e capacidade operacional. A entrega faz parte de um pacote de investimentos de R$ 2 bilhões da concessionária, que também envolveu reformas no aeroporto de Maceió, entregue em julho.

A revitalização do Aeroporto de Juazeiro do Norte envolveu a demolição de uma parte do prédio antigo para reconstrução e melhorias na pista e pátios das aeronaves, tornando os procedimentos de pouso e decolagem mais seguros. O pátio de Aviação Regular ganhou uma 5ª posição e agora pode receber aeronaves maiores, como um Airbus 321.

A pista de pouso e decolagem recebeu fresagem asfáltica, nova sinalização horizontal e vertical e outros ajustes. Foram instaladas RESAs (Áreas de Segurança de Fim de Pista) nas duas cabeceiras e um Papi (Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão), permitindo a chegada segura de aeronaves pelas duas extremidades.

O terminal mais que duplicou em capacidade operacional e tamanho, atingindo 6,5 mil metros quadrados, ante os antigos 2,5 mil metros quadrados. Com a nova capacidade, cerca de 1 mil passageiros poderão ser atendidos e assistidos durante o embarque e desembarque no horário de pico. O setor comercial do aeroporto também está mais espaçoso e contou com a abertura de nove lojas e salas comerciais que serão ocupadas por empresas de alimentação e varejo.

Compromisso com o Meio Ambiente

Em nota, a Aena afirma que seu compromisso com o meio ambiente está presente no consumo de energia 100% renovável e de fontes certificadas, e nas novas estações de tratamento, uma de esgoto e uma de água. Também foi construída uma Central de Resíduos Sólidos com capacidade para segregação de lixos comuns dos infectantes, com destinação dos comuns para cooperativas locais.

Tópicos relacionados